Métodos e Técnicas de Investigação Social

Responsável da Unidade Curricular: Florbela Maria da Silva Samagaio Gandra
3º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
1.Conhecer as várias dimensões que envolvem uma questão de pesquisa; 2.Dominar as várias opções metodológicas de investigação/intervenção em função do objecto de estudo e dos sujeitos que participam na investigação; 3.Conhecer os processos inerentes à construção dos instrumentos de recolha de informação; 4.Compreender a importância e a necessidade de uma análise rigorosa dos dados; 5.Conhecer os procedimentos inerentes à elaboração de um pré-projecto de investigação.

Conteúdos programáticos
1-Conhecimento e realidades sociais/comunitárias 2-Metodologias de Investigação 3-A estratégia de pesquisa 4-Instrumentos de recolha de informação 5-Análise e interpretação de dados 6-Fontes de informação para a análise da comunidade 7-Redação do trabalho científico

Avaliação

Os conteúdos programáticos serão trabalhados com os estudantes utilizando o método expositivo; a análise de documentos e pesquisas variadas, orientadas de acordo com o objeto de estudo a trabalhar no âmbito do pré-projecto, e de acordo com os métodos e técnicas de investigação a utilizar; trabalho individual; análise e discussão de problemas de investigação. Formas de avaliação e respetiva ponderação: desenho de um possível itinerário de pesquisa que vale 100% da avaliação da unidade curricular. Os estudantes elaboram o seu itinerário de investigação ao longo da unidade curricular, mantendo um diálogo permanente com o docente.

Bibliografia

ALMEIDA, J. Ferreira; PINTO, J. Madureira (1983). A investigação nas ciências sociais. Lisboa: Ed. Presença. 972-23-1231-6 BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo (1988). Lisboa: Ed. 70. ISBN 9789724415062 BOUTIN, G.; HÉBERT -LESSARD, M.; GOYETTE, Gabriel 81994). Investigação qualitativa:fundamentos e práticas. Lisboa: Instituto Piaget. 9789896590642 DEL RINCÓN, Delio; ARNAL, Justo; LATORRE, Antonio et al 81995) .Técnicas de investigacion en ciencias sociales. Madrid: Editorial Dykinson. 848155104X FODDY, William (1996). Como perguntar: teoria e prática da construção das perguntas em entrevistas e questionários. Oeiras: Celta Editora, 972-8027-5 GHIGLIONE, R.; MATALON, B (1992). O inquérito. Teoria e prática. Oeiras: Celta Ed. 972-8027-13-3 HÉBERT- LESSARD, Michelle (1996). Pesquisa em educação. Lisboa: Instituto Piaget. 9789728245764 QUIVY, R., CAMPENHOUDT, Luc ( 2008). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa:Gradiva ISBN9789726622758