Educação para a Saúde

Responsável da Unidade Curricular: Márcio Daniel Dias de Almeida e Silva
3º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Distinguir os conceitos de doença e saúde tendo em conta os factores associados, compreender os conceitos de prevenção e promoção da saúde, apreender conceitos de educação para a saúde, entender a importância do papel do educador no âmbito da educação para a saúde, ser capaz de elaborar um plano de educação para a saúde, conhecer o processo de desenvolvimento humano nas diferentes faixas etárias, demonstrar conhecimentos relativamente a hábitos de saúde saudáveis - reconhecer o papel do educador social neste contexto, adquirir competências para elaborar sessões de educação nos diferentes focos de actuação

Conteúdos programáticos
- Conceitos de saúde na sociedade actual - Diferentes modos de saúde: modelos de saúde e doença - Prevenção da doença e promoção da saúde - Promoção da saúde segundo a Organização Mundial de Saúde - Processos da doença - Factores associados: Socioambientais, comportamentais e psicológicos - Conceitos de educação para a saúde e o papel do educador social como educador para a saúde - Processo de desenvolvimento humano - Especificidades da saúde infantil e juvenil - Especificidades da saúde adulta - Especificidades da saúde da terceira idade - Hábitos da saúde saudável: alimentação, actividade física, cuidados com a pele e sexualidade - Doenças sociais - Prevenção - Dependências - Maus tratos infantis: Sinais e ter em atenção e atitudes do educador social

Avaliação

As aulas decorrerão através do método expositivo e demonstrativo, com debate sobre as temáticas e realização de fichas formativas em trabalhos de grupo com discussão e apresentação de trabalhos. Realização de um teste de avaliação com correspondência de 50% da nota final, sobre o conteúdo programático da unidade curricular, realização de um teste teorico-prático do Suporte Básico de Vida Pediátrico, 25%, elaboração e apresentação de um trabalho de grupo com a ponderação de 25%

Bibliografia

Backman, C.K. & Secord, P.F. (1971) Aspectos Psicossociais da Educação - trad. Álvaro Cabral - Zahar Ed, Rio de Janeiro. Barros, L.; Moniz. L. (2005) Psicologia da doença para cuidados de saúde - Desenvolvimento e intervenção, Lisboa, Edições Asa. Bowlby, J. (1981), Cuidados Maternos e saúde mental, São Paulo, Martins Fontes. Constança, P.; Fonseca, A. (2001) Psicossociologia da Saúde, Lisboa, Climepsi Editoras. Cordeiro, C. Dias (1979), O adolescente e a família, Lisboa, Moraes. Ferreira, F. A. (1994), Nutrição humana, 2ª ed., Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkien. Peres, E. (1994), Saber comer para melhor viver, 3ª ed., Lisboa, Editorial Caminho. Sampaio, D. (1991) Ninguém morre sozinho, Lisboa, editora Caminho. Scotney, N. (1981), Educação para a Saúde, trad. Maria Terezinha Aflavo, Ed. Paulinas, São Paulo. Strecht, P. (1999), Preciso de Ti: perturbações psicossociais em crianças e adolescentes; Lisboa, Assírio& Alvin.