Educação Especial e Intervenção Socioeducativa
Responsável da Unidade Curricular: Ana Maria Paula Marques Gomes
3º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
-Identificar, enquanto profissional da educação social, os princípios e direitos em causa na área da educação inclusiva
-Demonstrar um espírito crítico quanto às omissões e inconsistências do atual sistema face à população com deficiência
-Aplicar e relacionar os conceitos específicos no âmbito desta temática
-Compreender as situações que se apresentem discrepantes em termos de desenvolvimento e de potencialidades
-Adotar, com conhecimento, uma intervenção genérica adequada à diversidade através de dinâmicas pedagógicas
-Utilizar os meios necessários e adequados ao serviço da intervenção socioeducativa
Conteúdos programáticos
1. A evolução histórica das atitudes sociais face à pessoa com deficiência: da separação à inclusão
a. A escola inclusiva como potenciadora da sociedade inclusiva
2. A diversidade na população geral e escolar
a. Medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão
b. Estudo das diferentes perturbações do neurodesenvolvimento
i. As deficiências (visual, auditiva, intelectual e motora)
ii. As dificuldades de aprendizagem, os distúrbios emocionais, a privação cultural
iii. As características e necessidades das crianças com altas habilidades
c. As diferenças culturais numa sociedade e numa escola multicultural
d. As implicações sociais e pedagógicas relacionadas com essa caracterização
3. A responsabilidade da escola e o Desenho Universal para a Aprendizagem
4. A responsabilidade da comunidade envolvente, quanto à inclusão da população cuja diversidade é acentuada: atitudes e medidas concretas ao nosso alcance
5. O papel da família junto da criança/jovem e da escola
Avaliação
As aulas teóricas destinam-se aos momentos de exposição oral de conteúdos mais específicos dentro dos conceitos das diversas problemáticas e diversidade das deficiências. Estes serão intercalados com metodologias teórico práticas onde se conjugarão métodos ativos e expositivos por parte do docente e dos alunos através da exposição das suas ideias, debates, análise de documentos, visualização e discussão de filmes e/ou documentários, num processo de trabalho individual e/ou em grupo, visando também a promoção das relações interpessoais. Estas estratégias visam estimular a reflexão crítica, aprofundar valores e desenvolver uma postura ética adequada à população com deficiência.
A avaliação da UC envolve três componentes: Participação (20%), Teste (40%) e Trabalho de grupo (40%).Bibliografia
Brown-Chidsey, R. & Steege, M. (2010). Response to intervention. Principles and strategies for effective pratice. NY,The Guilford Press. ISBN9781606239230
Gomes, A. M. P. (2011). Análisis e incidencia de los factores de resilencia en padres y madres con hijos, que bajo el constructo de la diversidad, son etiquetados como discapacitados: una propuesta de intervención en el ámbito sociofamiliar. Universidad de Jaén. ISBN9788484397205.
Pereira, F. (coor) et al. (2018). Para uma Educação Inclusiva: manual de apoio à prática. ME-DGE. ISBN9789727424184
Gomes, J. C., Neto, L & Vítor, P. T. (Coor) (2020). Convenção sobre os direitos das pessoas com Deficiência. Lisboa; INCM. ISBN9789722728720
Leitão, F.A.R. & Silva, M.O.E. (2019). Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais ? estudos. Coleção ciências da Educação, Série Aprendizagem e Formação. Lisboa, Edições Universitárias, Lusófonas. ISBN9789897570933