Expressão Musical
Responsável da Unidade Curricular: Irene Zuzarte Cortesão Melo da Costa
2º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
O conhecimento sobre aspectos musicais e extra-musicais
- A musicalidade e os seus aspectos biológicos e culturais
- A identidade musical
- As funções da música na sociedade actual
- O desenvolvimento e o comportamento musical dos diferentes indivíduos
- A cultura musical e o domínio das estruturas elementares da música
- Conceitos fundamentais e específicos da música
- Metodologias de intervenção musical
O desenvolvimento da capacidade da aplicação da música em diferentes contextos de intervenção (pedagogia, animação/recriação e terapia) e, ainda a articulação da música com outras formas de expressão
Conteúdos programáticos
1. Dimensão artística da Música
Abordagem de conceitos fundamentais específicos da expressão musical
O som e características e como fenómeno psico-acústico
O som e as suas qualidades: de melodia harmonia textura cadência modulação altura duração timbre e intensidade
Os sons do corpo: a voz - cantigas para a infância e as cantigas tradicionais- uma voz, duas vozes e cânone
O ritmo: linguagem Kodaly/ formação de pequenas orquestras rítmicas
Audição e análise de excertos musicais destacando as épocas, estilos, ligação dos consumos e produção musicais em diferentes contextos sócio-culturais
2. Dimensão educativa da Música
A música e educação: educação artística/educação musical
Exploração musical de histórias:teatro musical, banda sonora digital e teatro de sombras
Educação artística como instrumento de intervenção educativa:construção e aplicação de jogos musicais
Avaliação
Estratégias e recursos utilizados:
Debate
Trabalho individual
Trabalho em grupo
Apresentações em pequenos grupos e consequente auto e hetero avaliação formativa dos mesmos, visualização de filmes/documentários/concertos, audição de excertos musicais e consequente debate sobre os temas abordados
Os alunos, através de um ensino activo, serão convidados a experimentar na prática os conteúdos que vão sendo trabalhados de forma teórica e teórico-prática. Estas experiências serão sempre acompanhadas de comentários avaliativos (auto e hetero avaliação) no sentido dos alunos irem melhorando os aspectos em que a sua prática deve ser melhorada (avaliação formativa). Serão também avaliados de forma sumativa em três momentos: uma avaliação individual escrita (50%) e duas práticas de grupo (25%+25%)Bibliografia
BRAZELTON, T. Berry (1995) O Grande Livro da Criança, Lisboa, Ed. Presença, ISBN 972-23-1930-2
GARDNER, H., (1999) Educación Artística e Desarrollo Humano, Barcelona, Paidós, ISBN 84-493-0023-1
HOWARD, W. (1952) A Música e a Criança, Paris, PUF Bunt, L. (1994),
POCINHO, Margarida Dias (1999) A Música na Relação Mãe Bébé, Lisboa, Instituto Piaget Edições, ISBN 972-771-147-2
SOUSA, A. B. (2003) A Educação pela Arte e as Artes na Educação, 3º volume Música e Artes Plásticas, Horizontes Pedagógicos, Lisboa, Edições Piaget. ISBN 972-771-616-4
SOUSA, M. Rosário (2000) Metodologias do Ensino da Música para Crianças, V. N. Gaia, Gailivro ISBN 972-8473-35-4