Problemáticas da Adultez e da Velhice
Responsável da Unidade Curricular: Júlio Emílio Pereira de Sousa
2º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Identifica as características gerais do envelhecimento nas vertentes biológica, cognitiva e social e integra-as na perspetiva desenvolvimental do ser humano ao longo de todo o ciclo vital
Avalia a pessoa idosa, funcional e cognitivamente, através de instrumentos adequados
Identifica e intervem adequadamente nos acontecimentos de vida ligados à velhice
Conhece e mobiliza metodologias e técnicas no sentido da promoção o bem-estar do adulto e do idoso.
O licenciado em Educação Social terá fundamentalmente de demonstar capacidade de resolução de problemas relacionados com a sua área de intervenção. Neste sentido, a acuidade da identificação e da avaliação da senilidade «-» senescência será um critério essencial paraconstar a gravidade da problemática em causa. Por sua vez, a capacidade para, criticamente, seleccionar informação relevante sabendo fundamentar, argumentar, justificar e aplicar as opções, proporcionará e facilitará ao licenciado em Educação Social a autonomia indispensável
Conteúdos programáticos
1. (In) Capacidades cognitivas na adultez e no envelhecimento
1.1.1. Memórias
1.1.2. Inteligência fluida e cristalizada
1.1.3. Sabedoria
1.1.4. Características diferenciadoras da personalidade
2. Envelhecimento bem-sucedido
2.1. Teorias do envelhecimento bem-sucedido
2.2. Modelos do envelhecimento bem-sucedido
2.3. Satisfação de vida dos idosos
3. Redes sociais de apoio: formais e informais
3.1. Institucionalização do idoso
3.1.1. Controlo do idoso em meio institucional
4. Envelhecimento normal e patológico
5. Estimulação física, cognitiva e social
6. Projeto de vida, autonomia e bem-estar
Avaliação
Serão utilizadas a exposição oral; o diálogo professor/aluno, suscitando a reflexão e exploração de conceitos; reflexão crítica de artigos; trabalhos individuais e de grupo sobre temas definidos; e apresentação de temáticas seguida de debate para construção de saberes. No trabalho individual, será uma apresentação oral e redação escrita; no teste, serão consolidados os saberes apresentados nos trabalhos individuais; no trabalho em grupo serão apresentados casos demenciais e cuidados paliativos.
Trabalho individual: 30%; Teste: 40%; Trabalho de grupo: 30%.Bibliografia
FONSECA, A. M, O Envelhecimento - Uma abordagem psicológica, Universidade Católica Editora, 2004,ISBN 972-54-0099-2
FONSECA, A. M., Desenvolvimento humano e Envelhecimento, Climepsi Editores, 2005. ISBN 972-796-156-8
PAPÁLIA, D., E OLDS, S., Desenvolvimento Humano, 10ª ed., Artmed Editora, 2009. ISBN 978-85-7726-024-9
PAÚL, C., FONSECA, A., Envelhecer em Portugal, Climepsi Editores, Lisboa, 2005. ISBN 972-796-185-1
VANDENPLAS - HOPER C., O Desenvolvimento Psicológico na idade adulta e durante a velhice - Maturidade e Sabedoria. ASA, Lisboa, 2000, ISBN 972-41-2157-7