Políticas Sociais e Regulação Social
Responsável da Unidade Curricular: Florbela Maria da Silva Samagaio Gandra
2º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
- Conhecer origens/fundamentos do Estado-Providência e os seus domínios de ação;
- Conhecer os vários modelos do Estado-Providência no mundo ocidental;
- Equacionar os principais desafios que se colocam ao Estado-Providência;
- Conhecer as principais políticas sociais em Portugal
- Compreender a política social como meio de capacitação para os direitos sociais;
- Estabelecer relações entre a política social e educação não formal ;
- Enquadrar a prática prática profissional à luz da legislação vigente;
- Ser capaz de projetar práticas de intervenção em Educação Social com base nas políticas e respostas sociais existentes.
Conteúdos programáticos
1. Origens e princípios fundadores do Estado-Providência na Europa
1.1 Os modelos de Estado-Providência
1.2 Os países do sul da Europa e a sua forma de organização social
2. Estado-Providência em Portugal: balanço e desafios
3. Políticas Sociais e políticas sociais ativas: o papel da Educação Não Formal na Participação Social
3.1 O Rendimento Social de inserção
3.2 O Programa Escolhas
4. Estruturação de uma política social
4.1 Etapas
4.2 Procedimentos teóricos, metodológicos e técnicos
5.Alguns princípios de política social
5.1 Diagnóstico
5.2 Trabalho em rede e parcerias
5.3 Subsidiariedade
5.4 Avaliação
6. Legislação de enquadramento na prática da Educação Social
6.1 A Ordem Jurídica Portuguesa e os Direitos e Deveres Fundamentais
6.2 A Lei de Protecção de Crianças e Jovens em Risco
6.3 O Poder Paternal e a Adopção
6.4 O trabalho de menores
6.5 A violência doméstica
6.6 A população Idosa
Avaliação
Entende-se como fundamental o desenvolvimento de um processo de ensino/aprendizagem baseado na autonomia de pesquisa do(a) estudante, no trabalho cooperativo e no contato com a realidade socioeducativa. As metodologias ativas e diversificadas visam dotar o(a) estudante da capacidade de se apropriar de conceitos e analisar informação significativa, pessoalmente e em grupo. Para tal, realizará análise documental, participará em debates a partir de casos/temas propostos, dialogará criticamente a partir de problemáticas teórico-práticas suscitadas e testará os seus conhecimentos em momento avaliativo propriado, obtendo feedback.
Avaliação e ponderação:
Participação: qualidade das intervenções e realização do trabalho autónomo = 20%
Prova escrita: avaliação de conhecimentos científicos, espírito crítico, correção do texto escrito e poder de síntese = 60%
Reflexão escrita sobre uma política social = 20%Bibliografia
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