Tecnologias da Informação e da Comunicação em Educação
Responsável da Unidade Curricular: Ana Cristina Dias Pinheiro
1º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
- Percebe a importância das TIC no contexto social atual
- Seleciona, organiza e utiliza de forma criteriosa a informação
- Cria e edita documentos em formato digital
- Planifica a utilização de recursos digitais para contextos educativos
- Seleciona e avalia recursos educativos digitais
Conteúdos programáticos
- A Cultura Digital e o seu impacto na educação
- A gestão da informação na web e o profissional de Educação Social
- A utilização da tecnologia na construção de instrumentos de recolha de dados
- A folha de cálculo e o profissional investigador
- A Tecnologia na interação entre a instituição e a comunidade educativa
- Apresentações profissionais em formatos digitais
- Conceção, utilização e avaliação de recursos educativos digitais
- Utilização de plataformas e-learning
Avaliação
Formas de avaliação e respetiva ponderação:
Trabalho de grupo: 60%
Contributo individual: 40%
O trabalho constituiu uma intervenção que os alunos devem elaborar na área da uc e construção de um poster científico com descrição do trabalho bem como as reflexões dos diversos elementos sobre a dinâmica conjunta. Os estudantes desenvolverão o seu trabalho, quer utilizando as horas destinadas ao trabalho autónomo quer algumas horas das sessões presenciais, para que possam ter uma acompanhamento próximo e crítico do docente . Serão importantes igualmente as horas de trabalho de campo a utilizar nos trabalhos que podem proporcionar a intervenção concreta. Serão privilegiados momentos de partilha conjunta.Bibliografia
CARDOSO, Gustavo (2005). A sociedade em rede em Portugal. Porto: Campo das Letras. 972-610-920-5
CASTELLS, Manuel (2004). A Galáxia internet: reflexões sobre Internet, Negócios e Sociedade. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. 972-31-1065-2
CORREIA, Secundino, CORREIA, Tiago (2007) Utilização Criativa das TIC. Coimbra: Cnotinfor [Documento electrónico] 978-972-8336-25-7
PINHEIRO, Ana (2012). Cruzar educadores na Internet. Porto: Livpsic.