Problemáticas da Infância e da Juventude
Responsável da Unidade Curricular:
1º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
1. Identificar e analisar as mudanças patentes nos indivíduos ao longo de todo o desenvolvimento humano.
2. Observar e compreender as especificidades do comportamento social de cada grupo etário.
3. Identificar as necessidades das crianças e dos adolescentes, sendo sensível às diferenças individuais (diversidade).
Conteúdos programáticos
1. A Infância
1.1. Abordagem socio-contextual do desenvolvimento cognitivo
1.2. A importância da interação social no processo linguístico
1.3. Experiências sociais nos primeiros 3 anos de vida
1.3.1. O bebé e a família
1.3.2. Contacto com outras crianças
2. O Período Pré-Escolar
2.1. Interação social e preparação para a literacia
2.2. Desenvolvimento cognitivo, temperamento e interação pais - criança
2.3. O desenvolvimento psicossocial no pré-escolar
2.3.1. Diferenças de género
2.3.2. A importância do jogo
2.3.3. Estilos e práticas parentais
2.3.4. Relação com os outros
3. O Período Escolar
3.1. Influências na realização escolar: a criança, a família, o sistema educativo, a cultura
3.2. O desenvolvimento psicossocial
3.2.1. A criança na família
3.2.2. A criança no grupo de pares
4. A Adolescência
4.1. Questões educacionais e vocacionais
4.2. Diferenças de género e fatores étnicos na formação da identidade
4.3. Sexualidade
4.4. Relação com a família, pares e sociedade adulta
Avaliação
Serão utilizadas a exposição oral; o diálogo professor/estudante( OT), suscitando a reflexão e exploração de conceitos; análise de documentos e partilha de conhecimentos; trabalhos de grupo sobre temas previamente definidos; e apresentação de temáticas seguida de debate para construção de saberes.
O trabalho de campo possibilitará uma maior aproximação à realidade.
Forma de avaliação e respetiva ponderação:
1. teste escrito 30%
2. trabalho de grupo oral e escrito 40%
3. participação nas aulas 30%
Nota: todas as componentes tem nota mínima de 9 valoresBibliografia
BRAZELTON, T. BERRIZ & GREENSPAN STANLEY I. (2002). A Criança e o seu Mundo. Lisboa: Editorial Presença. ISBN 9789722329231
FERNANDES, A. S.; GONZÁLEZ, J. A. T; LÓPEZ, E. R. (2013). Delimitación de las necesidades de educación para la carrera de los estudiantes de Porto, Portugal, al final de la educación secundaria. Revista Internacional de Audición y Lenguaje, Logopedia, Apoyo a la Integración y Multiculturalidad, 2 (3), 82-90. ISSN: 21746087
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