Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_base has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 85

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_fault has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 1007

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_xmlschema has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 1095

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; soapval has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 2067

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; soap_transport_http has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 2169

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_server has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 3474

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; wsdl has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 4597

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_parser has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 6532

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_client has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 7183

Metodologias de Intervenção Educativa em Educação Social

Responsável da Unidade Curricular: Florbela Maria da Silva Samagaio Gandra
1º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
1. Problematizar correctamente os conceitos de educação, metodologia e intervenção social; 2. Desenvolver competências para uma acção sócio-educativa adequada; 3. Compreender e conhecer os fundamentos e processos de uma sociologia para a acção adequada a diferentes grupos e contextos de intervenção; 4. Saber fazer caracterizações: meio institucional; grupos - alvo e meio envolvente; 5. Saber aplicar técnicas e instrumentos de recolha de informação; 6. Conhecer a metodologia de projecto ao nível da intervenção social; 7. Revelar competências para o trabalho autónomo e em grupo; 8. Relacionar os conceitos de educação, metodologia e intervenção social.

Conteúdos programáticos
1. Definição/Problematização de conceitos: metodologia; intervenção educativa; educação social; pedagogia social, relação social. 2. Observação: conceito; tipos de observação; grelhas e registo da observação - A entrevista em Educação Social - O Educador Social como um observador do Terreno 3. As metodologias de recolha de informação: inquérito por questionário, entrevista, observação participante; o diário de bordo 4. Importância das habilidades de comunicação, de escuta e de avaliação em intervenção social 5. Intervenção Social com Grupos - ações de prevenção - sociodrama - sociograma 6. Como intervir: metodologia do trabalho de projecto A. - Noção de projecto - Tipos de projectos B. Fases do projecto de intervenção social - O diagnóstico: suportes para recolha de dados - A planificação - A implementação e a execução do projeto

Avaliação

Descrição: Exposição Debate Análises de documentos Trabalho individual Trabalho em grupo Análise de casos práticos Observação da realidade (TC) 60%: Teste de avaliação final de competências 40%: Elaboração individual de um dossier de resolução do caso prático de intervenção , com trabalho de campo -a resolver ao longo do semestre e onde são avaliados aspetos como pesquisa e fundamentação. O trabalho em questão permitirá uma análise complexa e multidimensional do fenómeno em questão de acordo com a estratégia Problem based Learning

Bibliografia

CARMO, Hermano (2000), Intervenção Social com Grupos, Lisboa, Universidade Aberta. ISBN:972-674-308-7 CARVALHO, Adalberto Dias de; Baptista, Isabel (2004), Educação Social Fundamentos e Estratégias, Porto, Colecção Educação e Trabalho Social, Porto Editora. ISBN: 972-0-34851-8 CAPUL, Maurice; Lemay, Michel (2003), Da Educação à Intervenção Social, Porto, Colecção Educação e Trabalho Social, Porto Editora. ISBN: 972-0-34852-6 CHOPART, Jean Noel (org.), (2003), Os Novos Desafios do Trabalho Social Dinâmicas de um Campo Profissional, Porto, Colecção Educação e Trabalho Social, Porto Editora. ISBN:972-0-34855-0 GUERRA, Isabel Carvalho (2000), Fundamentos e Processos de uma Sociologia da Acção, Cascais, Principia Editora. ISBN:972-8500-22-x SERRANO, Glória Pérez (2008), Elaboração de Projectos Sociais Casos Práticos, Porto, Colecção Educação e Trabalho Social, Porto Editora. ISBN: 978-972-0-34857-9