Metodologias de Intervenção Educativa em Educação Social
Responsável da Unidade Curricular: Florbela Maria da Silva Samagaio Gandra
1º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
1. Problematizar correctamente os conceitos de educação, metodologia e intervenção social;
2. Desenvolver competências para uma acção sócio-educativa adequada;
3. Compreender e conhecer os fundamentos e processos de uma sociologia para a acção adequada a diferentes grupos e contextos de intervenção;
4. Saber fazer caracterizações: meio institucional; grupos - alvo e meio envolvente;
5. Saber aplicar técnicas e instrumentos de recolha de informação;
6. Conhecer a metodologia de projecto ao nível da intervenção social;
7. Revelar competências para o trabalho autónomo e em grupo;
8. Relacionar os conceitos de educação, metodologia e intervenção social.
Conteúdos programáticos
1. Definição/Problematização de conceitos: metodologia; intervenção educativa; educação social; pedagogia social, relação social.
2. Observação: conceito; tipos de observação; grelhas e registo da observação
- A entrevista em Educação Social
- O Educador Social como um observador do Terreno
3. As metodologias de recolha de informação: inquérito por questionário, entrevista, observação participante; o diário de bordo
4. Importância das habilidades de comunicação, de escuta e de avaliação em intervenção social
5. Intervenção Social com Grupos
- ações de prevenção
- sociodrama
- sociograma
6. Como intervir: metodologia do trabalho de projecto
A.
- Noção de projecto
- Tipos de projectos
B. Fases do projecto de intervenção social
- O diagnóstico: suportes para recolha de dados
- A planificação
- A implementação e a execução do projeto
Avaliação
Descrição:
Exposição
Debate
Análises de documentos
Trabalho individual
Trabalho em grupo
Análise de casos práticos
Observação da realidade (TC)
60%: Teste de avaliação final de competências
40%: Elaboração individual de um dossier de resolução do caso prático de intervenção , com trabalho de campo -a resolver ao longo do semestre e onde são avaliados aspetos como pesquisa e fundamentação. O trabalho em questão permitirá uma análise complexa e multidimensional do fenómeno em questão de acordo com a estratégia Problem based Learning Bibliografia
CARMO, Hermano (2000), Intervenção Social com Grupos, Lisboa, Universidade Aberta. ISBN:972-674-308-7
CARVALHO, Adalberto Dias de; Baptista, Isabel (2004), Educação Social Fundamentos e Estratégias, Porto, Colecção Educação e Trabalho Social, Porto Editora. ISBN: 972-0-34851-8
CAPUL, Maurice; Lemay, Michel (2003), Da Educação à Intervenção Social, Porto, Colecção Educação e Trabalho Social, Porto Editora. ISBN: 972-0-34852-6
CHOPART, Jean Noel (org.), (2003), Os Novos Desafios do Trabalho Social Dinâmicas de um Campo Profissional, Porto, Colecção Educação e Trabalho Social, Porto Editora. ISBN:972-0-34855-0
GUERRA, Isabel Carvalho (2000), Fundamentos e Processos de uma Sociologia da Acção, Cascais, Principia Editora. ISBN:972-8500-22-x
SERRANO, Glória Pérez (2008), Elaboração de Projectos Sociais Casos Práticos, Porto, Colecção Educação e Trabalho Social, Porto Editora. ISBN: 978-972-0-34857-9