Educação pelo Movimento
Responsável da Unidade Curricular: Maria Teresa Fernandes Couceiro
1º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Compreender a importância da atividade física para o desenvolvimento motor em todos os escalões etários.
Adquirir conhecimentos relacionados com a organização de ações no âmbito desportivo.
Despertar o interesse pelas atividades mais tradicionais, aplicando-as de modo a promover o desenvolvimento sócio-cultural da criança, do jovem e do idoso.
Conteúdos programáticos
Organização e Planeamento de Ações de Animação Desportiva: tipos de ações de animação desportiva
Desenvolvimento do Ser Humano:
Fases do desenvolvimento motor
Aquisições motoras da Criança
Habilidades motoras básicas
Organização do Plano Motor:
Capacidades motoras básicas - coordenativas e condicionais e suas fases sensíveis
Abordagem prática destas capacidades
Educação Física na Criança e no Jovem:
Objetivos dos programas de educação física para a criança e para o jovem
Aspetos metodológicos no trabalho com crianças e jovens
Atividade Física na 3ª Idade:
Principais benefícios da atividade física nos idosos
Patologias e atividade física
Objetivos dos programas da atividade física nos idosos e aspetos metodológicos
Didática da Motricidade Geral:
Planeamento de unidade didática
Organização e planeamento de atividades de acordo com os diversos escalões etários: criança, jovem e idoso
Abordagem Prática das diversas modalidades.
Avaliação
Estratégias e recursos utilizados:
Exposição
Debate
Trabalho de grupo
Visita a uma instituição social
Formas de avaliação e respetiva ponderação:
A avaliação resulta da apreciação de dois trabalhos teórico-práticos de grupo (60%) e de um teste individual (40%). Um trabalho de grupo incidirá sobre a planificação de uma ação de animação desportiva dirigida a uma determinado contexto social (30%) e o outro trabalho sobre a construção da coreografia e respetiva apresentação de uma dança para crianças (30%). Bibliografia
BAÑUELOS, F.S. , (1986), Didáctica de la Educación Física y el Desporto, Madrid, Ed. Gymnos, ISBN 84-85945-31-X
BENTO, J.O., (1987), Planeamento e Avaliação em Educação Física, Lisboa, Livros Horizonte, ISBN 972-24-1045-8
CORREIA, P.P.; ESPANHA, M.; BARREIROS, J. , (1999), Envelhecer Melhor com a Actividade Física, Lisboa, Edições F.M.H., ISBN 972-735-064-X
CRUZ, S ; CARVALHO, L.D.; e outros, (1998), Manual de Educação física - 1º ciclo do Ensino Básico, Lisboa, Edição do Gabinete Coordenador do Desporto Escolar, ISBN 972-9145-88-1
GEIS, P. P., (1994), Terceira Edad, Actividade Física y Salud - Teoria e Prática, Barcelona, Editorial Paidotribo, ISBN 84-8019-100-7
MATSUDO, S; MATSUDO, V., (1993), Prescrição e Benefícios da Actividade Física na Terceira Idade, Horizonte IX (54): 221-228, ISSN 0870-0184
RAMOS, A. L. J.; OLIVEIRA, J. R. ; CARVOEIRA, R. S., (2001), Animação Desportiva para Jovens, Coimbra, Livraria Almedina, ISBN 972-40-1462-2