Técnicas de Expressão Oral e Escrita
Responsável da Unidade Curricular: José Manuel de Almeida Couto
1º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Os objetivos selecionados para esta UC assentam na contextualização do ato comunicativo na sociedade atual, na promoção de técnicas de comunicação oral em tipologias discursivas e contextos diversificados, bem como na utilização de técnicas de comunicação escrita em tipologias discursivas e contextos diversificados.
Os Estudantes analisarão enunciados orais recolhidos e selecionados , produzirão textos escritos e analisarão enunciados em termos de forma e de conteúdo. A avaliação da comunicação oral e escrita constitui igualmente um ponto essencial no conjunto elencado de conhecimentos e de competências elencados.
Conteúdos programáticos
1.Comunicação, informação e atualidade
2. Comunicação oral vs. Comunicação escrita
3. Técnicas de comunicação oral
4. Técnicas de comunicação escrita
5. Procedimentos de escrita
6. Escrita académica
7. Análise discursiva
8. Dimensão simbólica do discurso
9. Efeitos estéticos e retóricos
10. Contextos de produção e recepção do texto
11. Avaliação da comunicação
12. Tipologias Textuais
Avaliação
As metodologias selecionadas consubstanciam-se em aulas de teor expositivo(T) alternadas por apresentação de trabalhos. A correção individual e coletiva de texto e o comentário de excertos, debates, notícias em diversos suportes comunicativos serão igualmente momentos para potenciar a oralidade e a escrita(TP).As aulas de orientação tutorial(OT) promoverão o acompanhamento das tarefas de escrita/oralidade em contexto, potenciando a experimentação.
A análise e produção de textos de várias tipologias bem como a simulação de contextos específicos de produção oral e escrita (debate, entrevista, mesa-redonda...) suportam a intencionalidade inscrita na descrição competencial desta unidade curricular.
A avaliação será feita com base na produção oral individual (50%) e um portefólio de textos escritos (50%),privilegiando-se, durante a lecionação, atividades de desenvolvimento da oralidade e da escrita em formato individual e grupal, partindo de propostas de trabalho em sala de aula e autónomo.Bibliografia
LEÃO, M. & FILIPE, H. (2005). 70 + 7 Propostas de Escrita Lúdica, Porto: Porto Editora. ISBN 9720960700.
MENDONÇA, A., Moura, A., Moreira, L.S., Vieira, M. & Silva, R.L. (2003). Métodos e Técnicas de Expressão Oral Ensinos Básico e Secundário. Porto: ASA Editores. ISBN 9789724150666.
NASCIMENTO, Z. & PINTO, J. M. C. (2005). A Dinâmica da Escrita ? como escrever com êxito. Lisboa: Plátano Editora. ISBN: 9727701329.
PINTO, M. G. L. C. (2018). Os meandros da escrita académica. Alguns recados aos estudantes universitários. Linha D?Água, vol. 31 (1), 9-27. Disponível em file:///C:/Users/crist/Downloads/133916-Texto%20do%20artigo-288186-3-10-20180402.pdf
SÁ, C. (2018). Técnicas de Comunicação Oral e Escrita. Cadernos Didáticos, nº 2. Coleção Educação e Formação. Aveiro: Universidade de Aveiro. ISBN: 9789727895724. Disponível em https://ria.ua.pt/bitstream/10773/24945/1/20181212_CEF_CD_Tecnicas%20Comunicacao%20Oral%20e%20Escrita.pdf.