Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_base has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 85

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_fault has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 1007

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_xmlschema has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 1095

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; soapval has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 2067

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; soap_transport_http has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 2169

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_server has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 3474

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; wsdl has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 4597

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_parser has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 6532

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_client has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 7183

Sociologia e Educação não Formal

Responsável da Unidade Curricular: Florbela Maria da Silva Samagaio Gandra
1º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
1.Mobilizar conhecimentos científicos indispensáveis a uma intervenção social; 2.Desenvolver um pensamento crítico e reflexivo face aos fenómenos sociais, designadamente aos que se situam em contextos de pobreza e exclusão social; 3.Caracterizar a sociedade moderna portuguesa nas suas dimensões económica, social, educativa, política e transfronteiriça; 4.Explicar a postura construtivista do indivíduo na sociedade através do processo de socialização; 5.Identificar e caracterizar espaços e contextos de Educação Não Formal na sociedade contemporânea; 6.Situar em termos de coordenadas contextuais uma intervenção socioeducativa.

Conteúdos programáticos
1.Retratos da Vida Portuguesa: as principais alterações na sociedade portuguesa 1960-2010 Indicadores demográficos Principais indicadores económicos Indicadores sociais (educação, emprego e condições de trabalho, saúde, segurança social, . . .) Literacia em Portugal Imigrantes e minorias étnicas Modos de Vida e Novos estilos de vida 2. Pobreza e Exclusões Sociais 3. Noções básicas de Sociologia 4. A Socialização e a construção social da realidade 5. As constelações familiares da sociedade atual 6. Os meios de comunicação social e a mediatização da vida 7. A Educação Formal; Informal e Não Formal

Avaliação

Trabalho de grupo 40%; teste avaliação 50%, reflexão individual 10% exposição de conteúdos (oralmente, recorrendo às novas tecnologias, a filmes temáticos, etc.) - debate de ideias - análises de documentos - trabalho individual - trabalho em grupo - orientação tutorial - visita de estudo a um contexto de Educação Não Formal

Bibliografia

BARRETO, António (org.) (1997), A Situação Social em Portugal, 1960 - 1995, Lisboa, ICS. ISBN972-671-043-X. BARRETO, António (2002), Tempo de Incerteza, Lisboa, Relógio D'Água. Depósito legal nº 187495/02. BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas (1997), A Construção Social da Realidade, Petrópolis, Vozes. ISBN 85.326.0598-2 BARAIBAR LOPEZ; José Manuel (2003), La construcción de procesos formativos en educación no formal, Madrid, nancea Ediciones. COSTA, Alfredo Bruto da (1998), Exclusões Sociais, Lisboa, Gradiva. ISBN972-662-612-9. DUBAR, Claude (1996), La Socialisation, Paris, Armand Colin. ISBN 2-200-01485-6. TOWNSEND, P., Gordon, D., (2000). Breadline Europe: The measurement of poverty. London: The Policy Press.ISBN1-86134-292-6. SARACENO, C. & Naldini, M. (2003). Sociologia da Família. Lisboa: Editorial Estampa.ISBN9789723319064. COOMBS, P. H. (1985). La Crisis Mundial en La Educación, Perspectivas Actuales. Madrid: Santillana.ISBN8429423648 www.pordata.pt