Sociologia e Educação não Formal
Responsável da Unidade Curricular: Florbela Maria da Silva Samagaio Gandra
1º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
1.Mobilizar conhecimentos científicos indispensáveis a uma intervenção social;
2.Desenvolver um pensamento crítico e reflexivo face aos fenómenos sociais, designadamente aos que se situam em contextos de pobreza e exclusão social;
3.Caracterizar a sociedade moderna portuguesa nas suas dimensões económica, social, educativa, política e transfronteiriça;
4.Explicar a postura construtivista do indivíduo na sociedade através do processo de socialização;
5.Identificar e caracterizar espaços e contextos de Educação Não Formal na sociedade contemporânea;
6.Situar em termos de coordenadas contextuais uma intervenção socioeducativa.
Conteúdos programáticos
1.Retratos da Vida Portuguesa: as principais alterações na sociedade portuguesa 1960-2010
Indicadores demográficos
Principais indicadores económicos
Indicadores sociais (educação, emprego e condições de trabalho, saúde, segurança social, . . .)
Literacia em Portugal
Imigrantes e minorias étnicas
Modos de Vida e Novos estilos de vida
2. Pobreza e Exclusões Sociais
3. Noções básicas de Sociologia
4. A Socialização e a construção social da realidade
5. As constelações familiares da sociedade atual
6. Os meios de comunicação social e a mediatização da vida
7. A Educação Formal; Informal e Não Formal
Avaliação
Trabalho de grupo 40%; teste avaliação 50%, reflexão individual 10%
exposição de conteúdos (oralmente, recorrendo às novas tecnologias, a filmes temáticos, etc.)
- debate de ideias
- análises de documentos
- trabalho individual
- trabalho em grupo
- orientação tutorial
- visita de estudo a um contexto de Educação Não FormalBibliografia
BARRETO, António (org.) (1997), A Situação Social em Portugal, 1960 - 1995, Lisboa, ICS. ISBN972-671-043-X.
BARRETO, António (2002), Tempo de Incerteza, Lisboa, Relógio D'Água. Depósito legal nº 187495/02.
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BARAIBAR LOPEZ; José Manuel (2003), La construcción de procesos formativos en educación no formal, Madrid, nancea Ediciones.
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DUBAR, Claude (1996), La Socialisation, Paris, Armand Colin. ISBN 2-200-01485-6.
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COOMBS, P. H. (1985). La Crisis Mundial en La Educación, Perspectivas Actuales. Madrid: Santillana.ISBN8429423648
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