Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_base has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 85

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_fault has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 1007

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_xmlschema has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 1095

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; soapval has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 2067

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; soap_transport_http has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 2169

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_server has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 3474

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; wsdl has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 4597

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_parser has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 6532

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_client has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 7183

Psicologia do Desenvolvimento

Responsável da Unidade Curricular: Docente De Testes
1º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
1. Conhecer os diferentes modelos da Psicologia do Desenvolvimento. 2. Desenvolver os conhecimentos sobre as bases neurológicas do desenvolvimento psicológico. 3. Identificar, compreender e analisar as mudanças patentes nos indivíduos ao longo de todo o desenvolvimento humano.

Conteúdos programáticos
1. Modelos da Psicologia do Desenvolvimento a) Principais Modelos; b) Hereditariedade versus Meio; c) Genética do Comportamento. 2. Desenvolvimento do sistema nervoso 3. Desenvolvimento pré-natal 4. Desenvolvimento cognitivo a) Modelo Piagetiano; b) Modelo Desenvolvimentista da Linguagem. 5.Desenvolvimento pessoal e social a) Freud e o Desenvolvimento Psicossexual; b) Erikson e o Desenvolvimento Psicossocial. 6. Desenvolvimento Moral

Avaliação

Exposição Debate Análises de documentos Trabalho individual Trabalho em grupo Trabalho de campo Forma de avaliação e respetiva ponderação: 60%- Dois trabalhos de grupo apresentados oralmente; 40%- Teste escrito. Serão utilizadas a exposição oral; o diálogo professor/estudante (OT) e debate, suscitando a reflexão e exploração de conceitos; análise de documentos e reflexão crítica de artigos; trabalhos individuais e de grupo sobre temas previamente definidos; e apresentação de temáticas, seguida de debate para construção de saberes. Será ainda realizada uma visita de estudo.

Bibliografia

Brazelton, T. Berriz & Greenspan Stanley I. (2002). A Criança e o seu Mundo. Lisboa: Editorial Presença.ISBN 9789722329231. Lerner, R. (2003). Handbook of Psychology. Vol. 6. Development Psychology. London: Hardcover. ISBN 978047768860. Papalia, D.,E., Olds, S., W. & Feldman, R., D. (2001). O Mundo da Criança. Lisboa: McGraw Hill. ISBN 9788577260416. Spodek, B. (2003). Handbook of Research on the Education of Young Children. New York: Paperback. ISBN 9781931576666.