Psicologia do Desenvolvimento
Responsável da Unidade Curricular: Docente De Testes
1º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
1. Conhecer os diferentes modelos da Psicologia do Desenvolvimento.
2. Desenvolver os conhecimentos sobre as bases neurológicas do desenvolvimento psicológico.
3. Identificar, compreender e analisar as mudanças patentes nos indivíduos ao longo de todo o desenvolvimento humano.
Conteúdos programáticos
1. Modelos da Psicologia do Desenvolvimento
a) Principais Modelos;
b) Hereditariedade versus Meio;
c) Genética do Comportamento.
2. Desenvolvimento do sistema nervoso
3. Desenvolvimento pré-natal
4. Desenvolvimento cognitivo
a) Modelo Piagetiano;
b) Modelo Desenvolvimentista da Linguagem.
5.Desenvolvimento pessoal e social
a) Freud e o Desenvolvimento Psicossexual;
b) Erikson e o Desenvolvimento Psicossocial.
6. Desenvolvimento Moral
Avaliação
Exposição
Debate
Análises de documentos
Trabalho individual
Trabalho em grupo
Trabalho de campo
Forma de avaliação e respetiva ponderação:
60%- Dois trabalhos de grupo apresentados oralmente;
40%- Teste escrito.
Serão utilizadas a exposição oral; o diálogo professor/estudante (OT) e debate, suscitando a reflexão e exploração de conceitos; análise de documentos e reflexão crítica de artigos; trabalhos individuais e de grupo sobre temas previamente definidos; e apresentação de temáticas, seguida de debate para construção de saberes. Será ainda realizada uma visita de estudo.Bibliografia
Brazelton, T. Berriz & Greenspan Stanley I. (2002). A Criança e o seu Mundo. Lisboa: Editorial Presença.ISBN 9789722329231.
Lerner, R. (2003). Handbook of Psychology. Vol. 6. Development Psychology. London: Hardcover. ISBN 978047768860.
Papalia, D.,E., Olds, S., W. & Feldman, R., D. (2001). O Mundo da Criança. Lisboa: McGraw Hill. ISBN 9788577260416.
Spodek, B. (2003). Handbook of Research on the Education of Young Children. New York: Paperback. ISBN 9781931576666.