Pedagogia Social
Responsável da Unidade Curricular: José Luís de Almeida Gonçalves
1º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Na dimensão cognitiva (saber):
- conhecer origens/fundamentos da Pedagogia Social como ciência e os seus domínios de ação
- conhecer a origens/fundamentos da Educação Social como praxiologia do humano e os seus dilemas
- conhecer e ter uma opinião relevante e crítica sobre os temas/problemas contemporâneos da Ped. Social e Ed. Social
Na dimensão instrumental (saber-fazer):
- estabelecer relações críticas de complementariedade/distinção entre a Ped. Social e a Ed. Social
- ser capaz de projetar práticas de intervenção em Ed. Social com base científica na Ped. Social
- comunicar os desafios que se colocam à construção da sua identidade profissional
Na dimensão atitudinal (ser/estar):
- participar ativamente e cooperar com pares na construção de um saber solidário
- apresentar os trabalhos solicitados nos prazos previstos e com a qualidade esperada
- manifestar, pelo diálogo e na ética das relações humanas, um quadro de valores compatível com o perfil profissional em construção
Conteúdos programáticos
1 - Educação, desenvolvimento humano e cidadania solidária: a educação e o trabalho social como fenómenos socioantropológicos correlacionados
2 - A construção da Pedagogia Social: origens e evolução histórica
3 - Pedagogia Social: objeto de estudo e métodos
4 - Especificidade epistemológica da Pedagogia Social como saber profissional matricial
5 - Problemáticas das sociedades contemporâneas e emergência da Educação Social
6 - Educação Social: estatuto antropológico, praxiologia e hermenêutica das situações-limite
7 - Educadores Sociais como profissionais da condição humana: uma identidade profissional em construção
8 - Pedagogia Social e Educação Social: interseções antropo-socio-educativas
9 - Domínios de ação e de investigação em Pedagogia Social
10 - Áreas de intervenção da Educação Social
Avaliação
Entende-se como fundamental o desenvolvimento de um processo de ensino/aprendizagem baseado na autonomia de pesquisa do(a) estudante, no trabalho cooperativo e no contato com a realidade socioeducativa, designadamente através de visitas de estudo (TC). As metodologias ativas e diversificadas visam dotar o(a) estudante da capacidade de se apropriar de conceitos e analisar informação significativa, pessoalmente e em grupo. Para tal, realizará análise documental, participará em debates a partir de casos/temas propostos, dialogará criticamente a partir de problemáticas teórico-práticas suscitadas e testará os seus conhecimentos em momento avaliativo propriado, obtendo feedback.
Avaliação e ponderação:
Participação: qualidade das intervenções e realização do trabalho autónomo = 20%
Prova escrita: avaliação de conhecimentos científicos, espírito crítico, correção do texto escrito e poder de síntese = 50%
Apresentação oral em sala de aula de resumo de bibliografia indicada = 30%Bibliografia
Coleção «Educação e Trabalho Social». Porto: Porto Editora (www.portoeditora.pt)
Carvalho, Adalberto D.; Baptista, Isabel (2004). Educação Social, Fundamentos e estratégias. Porto: Porto Editora ISBN :972-0-34851-8.
Carreras, Juan Sáez; Molina, José G. ( 2006). Pedagogia Social. Pensar la Educatión Social como profesión. Madrid: Alianza Editorial, S.A. ISBN: 84-206-4820-5
Fermoso, Paciano (1994). Pedagogía Social - Fundamentación Científica. Barcelona: Herder. ISBN 84-254-1864-X
Petrus, António (coord.) (2007). Pedagogia Social. Barcelona: Editorial Ariel, S. A. ISBN 84-344-2609-9
Revista «Cadernos de Pedagogia Social». Universidade Católica do Porto. ISSN 1646-7280. (www.uceditora.ucp.pt)
Revista «Pedagogía social. Revista interuniversitaria». ISSN: 1139-1723. (www.upo.es/revistas/index.php/pedagogia_social)
Serrano, Glória Pérez (2004). Pedagogia Social, Educación Social. Construcción científica e intervención práctica, Madrid, Narcea, S. A. De Ediciones ISBN:84-277-1440-8