Mundividência Cristã
Responsável da Unidade Curricular: Idalécia da Cruz Videira
1º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
1. Aprender a olhar a realidade da humanidade a partir de uma visão humanista alicerçada nos valores judaico-cristãos.
2. Treinar o olhar para poder identificar e expressar criticamente problemas e conflitos na Comunidade Humana que estão em contraste com a dignidade e a sociabilidade humanas.
3.Tomar consciência da dignidade da pessoa, como ser único, livre, responsável pela construção de uma sociedade mais livre e solidária.
4. Compreender a especificidade da Mundividência Cristã dando razões da sua aplicação.
5. Consciencializar-se da importância da participação cívica a todos os níveis: politica, social, etc.
6. Saber fundamentar a dignidade e a sociabilidade da pessoa.
Conteúdos programáticos
1.Mundividência Cristã: um olhar específico sobre a pessoa e o mundo
1.1.Progressos e contrastes no "retrato" do mundo - o desafio da interpretação.
1.2.Interpretar a realidade a partir de um humanismo integral e solidário: abrangência e delimitações conceptuais.
1.3.Especificidade da Mundividência Cristã: natureza, conceito e características.
1.4.Fé e Cultura, uma relação dialéctica de distância/proximidade.
2.Os grandes princípios: dignidade humana e solidariedade social
2.1.A dignidade da pessoa - dimensão individual: A constituição da interioridade pessoal e as suas dimensões (unidade somática-relacional-racional, realizando valores auto-transcendentes). Unicidade, liberdade, responsabilidade, igualdade. Dignidade humana e suas manifestações: direitos humanos.
2.2.A solidariedade social: Pessoa, Sociedade e Bem Comum. Os princípios da Solidariedade e da Subsidiariedade.
3.A Comunidade Humana: direito de participação, dever de implicação.
Avaliação
Estratégias e recursos utilizados: Exposição; Debate; Diálogos
Criar ambiente de estudo e reflexão.
Treinar os estudantes a pensar sobre temáticas pouco faladas entre eles.
Análises de documentos
Avaliação e respetiva ponderação:
Trabalho individual 50%; Trabalho de grupo 30% ; Trabalho de Campo 20%
Descrição:
De tipo formativo e de natureza contínua, terá como referentes três produtos avaliativos cumulativos:
a)Classificação resultante de um trabalho individual em que cada estudante desenvolve uma temática (50%)
b)Classificação resultante da elaboração em grupo de um conteúdo programático e da sua apresentação plenária (30%)
c)Classificação resultante de um trabalho de Campo (20%)Bibliografia
CONSELHO PONTIFÍCIO «JUSTIÇA E PAZ», Compêndio da Doutrina Social da Igreja, Cascais, Principia 2005. ISBN 972-8818-57 - 2