Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_base has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 85

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_fault has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 1007

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_xmlschema has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 1095

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; soapval has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 2067

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; soap_transport_http has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 2169

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_server has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 3474

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; wsdl has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 4597

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_parser has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 6532

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_client has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 7183

Mundividência Cristã

Responsável da Unidade Curricular: Idalécia da Cruz Videira
1º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
1. Aprender a olhar a realidade da humanidade a partir de uma visão humanista alicerçada nos valores judaico-cristãos. 2. Treinar o olhar para poder identificar e expressar criticamente problemas e conflitos na Comunidade Humana que estão em contraste com a dignidade e a sociabilidade humanas. 3.Tomar consciência da dignidade da pessoa, como ser único, livre, responsável pela construção de uma sociedade mais livre e solidária. 4. Compreender a especificidade da Mundividência Cristã dando razões da sua aplicação. 5. Consciencializar-se da importância da participação cívica a todos os níveis: politica, social, etc. 6. Saber fundamentar a dignidade e a sociabilidade da pessoa.

Conteúdos programáticos
1.Mundividência Cristã: um olhar específico sobre a pessoa e o mundo 1.1.Progressos e contrastes no "retrato" do mundo - o desafio da interpretação. 1.2.Interpretar a realidade a partir de um humanismo integral e solidário: abrangência e delimitações conceptuais. 1.3.Especificidade da Mundividência Cristã: natureza, conceito e características. 1.4.Fé e Cultura, uma relação dialéctica de distância/proximidade. 2.Os grandes princípios: dignidade humana e solidariedade social 2.1.A dignidade da pessoa - dimensão individual: A constituição da interioridade pessoal e as suas dimensões (unidade somática-relacional-racional, realizando valores auto-transcendentes). Unicidade, liberdade, responsabilidade, igualdade. Dignidade humana e suas manifestações: direitos humanos. 2.2.A solidariedade social: Pessoa, Sociedade e Bem Comum. Os princípios da Solidariedade e da Subsidiariedade. 3.A Comunidade Humana: direito de participação, dever de implicação.

Avaliação

Estratégias e recursos utilizados: Exposição; Debate; Diálogos Criar ambiente de estudo e reflexão. Treinar os estudantes a pensar sobre temáticas pouco faladas entre eles. Análises de documentos Avaliação e respetiva ponderação: Trabalho individual 50%; Trabalho de grupo 30% ; Trabalho de Campo 20% Descrição: De tipo formativo e de natureza contínua, terá como referentes três produtos avaliativos cumulativos: a)Classificação resultante de um trabalho individual em que cada estudante desenvolve uma temática (50%) b)Classificação resultante da elaboração em grupo de um conteúdo programático e da sua apresentação plenária (30%) c)Classificação resultante de um trabalho de Campo (20%)

Bibliografia

CONSELHO PONTIFÍCIO «JUSTIÇA E PAZ», Compêndio da Doutrina Social da Igreja, Cascais, Principia 2005. ISBN 972-8818-57 - 2