Expressão Dramática
Responsável da Unidade Curricular: Roberto Manuel Enrique Merino Mercado
1º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Reconhece o valor do Teatro como Arte
Reconhece o papel do Teatro em diversos contextos sócio-educativos
Identifica tendências e os movimentos artísticos e culturais do Teatro ao longo da história da Humanidade
Identifica e compreende a arte teatral no contexto contemporâneo
Formula juízos críticos sobre o fenómeno do espectáculo teatral
Analisa conceptual e formalmente o espectáculo e o acto performativo
Identifica as principais finalidades do teatro e da expressão Dramática na educação
Rentabiliza os recursos artísticos teatrais de modo a possibilitar um contacto com o mundo das artes que abre novas perspectivas de integração e interpretação na e da realidade
Caracteriza e identifica diferentes manifestações Artísticas no seu contexto histórico e sócio-cultural
Compreende a importância das expressões artísticas no processo educativo
Identifica as diferentes áreas artísticas e enquadra-las na actividade docente
Conteúdos programáticos
O Teatro a Arte e a História
A importância do Teatro na história da humanidade
Interpretação e compreensão da arte teatral: conceitos e terminologias
Os géneros teatrais
Teatro e Expressão Dramática
Princípios e finalidades do teatro e da Expressão Dramática na Educação Artística (um esboço histórico da Expressão Dramática na Educação, León Chancerel e outros)
As competências específicas
Caminhos para a construção do espectáculo
Produção e criação artística
Princípios gerais para a criação na representação
Os elementos da comunicação dramática, formas e características
Os elementos plásticos-dramáticos constitutivos do espectáculo e da representação
A preparação de um exercício prático com apresentação pública
Teatro de Fantoches e Máscara
Avaliação
Metodologia activa que utiliza entre outras, os debates, exposições , os trabalhos de grupo e individual. Aulas teórico práticas onde se utiliza a conjunção do método ativo e expositivo recorrendo a diversas estratégias nomeadamente: trabalhos em grupo, visitas a exposições, idas ao teatro, debates, análise de obras de arte, espetáculos, visualização e discussão de documentários e filmes., material audio-visual.
A avaliação desta unidade curricular é contínua e resulta da ponderação aritmética dos trabalhos práticos individual e de grupo 70 % dossier individual de acompanhamento das aulas e investigação 30%.Bibliografia
AMARAL, Ana Maria (1991) Teatro de formas animadas: máscaras, bonecos, objetos,EdUSP
Por Ana Maria Amaral
BELVER, Manuel, (2000), Educación artística y arte infantil, Madrid: editorial Fundamentos, ISBN:84-245-0822-X.
EISNER, Elliot, (1998), Educar la visión artística, Barcelona: Paidós Educador, ISBN:84-493-0146-7.
LANDIER, J. E BARRET, G. (1999), Expressão Dramática e Teatro, Col. Práticas Pedagógicas, Ed. ASA, 1999
MANNI, D. (1998), Dança Educação - Princípios, Métodos e Técnicas, Rio de Janeiro, Editora Sprint
SOUSA, A. B. (2003) A Educação pela Arte e as Artes na Educação, 2º volume, Horizontes Pedagógicos, Lisboa, Edições Piaget. ISBN:972-771-616-4
SPOLIN Viola ,(2006)Perspectiva, , Brasil,ISBN 8527302691
VIADEL, Ricardo (coord.), (2003), Didáctica de la Educación Artística, Madrid: Pearsons Prentice Hall, ISBN:84-205-3457-9