Territórios e Mobilidade Humana
Responsável da Unidade Curricular:
2º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Compreender as dinâmicas sociais do território;
Compreender as relações territoriais entre transportes, territórios e exclusão social;
Cartografar as zonas de risco e as áreas de vulnerabilidade social;
Compreender os conceitos associados à análise espacial e à modelação em ambiente SIG.
Implementar análises espaciais em ambiente SIG;
Utilizar indicadores sociodemográficos para caraterizar os territórios e elaborar diagnósticos sociais;
Desenvolver competências na construção, manipulação, inquirição e representação de dados espaciais;
Utilizar diferentes ferramentas de apoio à decisão para avaliar as áreas de vulnerabilidade social em diferentes dispositivos tecnológicos, aplicados à intervenção socioeducativa;
Ser capaz de levantar hipóteses sobre territórios-problema, que enformem a intervenção socioeducativa;
Conteúdos programáticos
Interação espacial e mobilidades geográficas
Transportes, mobilidade e acessibilidade
Equidade e exclusão social
Conceitos fundamentais em análise socioespacial
Indicadores sociodemográficos
Introdução às bases de dados espaciais.
Natureza e estrutura dos dados espaciais
Construção de base de dados geográficos que suportem a construção de diagnósticos sociais
Ferramentas de inquirição e de geoprocessamento em Sistemas de Informação Geográfica
O papel dos Geoportais enquanto plataformas de divulgação e de apoio à decisão, aplicada à intervenção socioeducativa
Modelação em Sistemas de Informação Geográfica
Avaliação
Nas aulas teóricas procura-se que os estudantes apreendam o quadro conceptual e teórico necessário, no âmbito da temática das dinâmicas locais e da análise espacial em ambiente SIG, para refletir sobre o território. As aulas teórico-práticas, centradas na aquisição, tratamento e manipulação da informação geográfica através das Tecnologias de Informação Geográfica contribuem para promover a problematização e desenvolver as competências críticas e reflexivas que promovam o desenvolvimento dos territórios de uma forma mais inclusiva e equitativa. O trabalho prático de investigação, com horas TC desenvolvido individualmente e em grupo, promove a criação competências e a aplicação das metodologias de investigação.
Formas de avaliação e respetiva ponderação:
Teste escrito: 30 %
Trabalho de grupo: 70%
Com índices de ponderação distintos, a avaliação faz-se com base em dois momentos, sendo o primeiro constituído por um teste escrito e o segundo pela apresentação de um trabalho de investigaçãoBibliografia
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