Sociologia da Educação
Responsável da Unidade Curricular:
2º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Identificar o campo, objeto de estudo e temáticas centrais da sociologia da educação
Compreender a complexidade do conceito de socialização em ambiente escolar
Problematizar teorias da reprodução social, identificando a escola como veículo de reprodução social e cultural
Identificar os principais elementos de análise da escola contemporânea
Questionar a instituição escolar a partir dos papéis dos seus atores
Compreender o papel da criança na escola: o ofício de aluno e o ofício de criança
Discutir o papel do educador social na mediação escolar
Conteúdos programáticos
A Sociologia da Educação como disciplina - teorias clássicas da Sociologia
Processos de socialização escolar e teorias da reprodução social
Contribuição da Sociologia da Educação para a compreensão da educação escolar
A escola - contributos de análise
A institucionalização da Infância, as culturas infantis, e a invenção do aluno
Estratégias de mediação escolar
Avaliação
os estudantes serão convidados a assistir a aulas teóricas onde de introduzem as problemáticas centrais da u.c. , acompanhadas por momentos teórico-práticos onde os estudantes serão convidados a discutir textos trazidas para a sala de aula, visionar documentários, e reflectir em conjunto sobre as questões levantadas. A par destes momentos, os estudantes realizarão trabalhos de grupo e individuais de reflexão sobre um dos conteúdos do programa, utilizando-se para esse efeito quer o tempo de trabalho autónomo proporcionado pela u.c. quer o tempo de orientação tutorial em espaço de sala, supervisionado pela docente. A promoção de debates, de leituras críticas de textos e de documentários contribuirá para a aquisição das competências de análise crítica da instituição escolar, que a u-c. se propõe atingir.
Trabalho de grupo - 40%
Trabalho individual (recensão crítica de texto) - 40%
Participação e debate na sala de aula - 20% Bibliografia
BOURDIEU, Pierre (1970). A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Lisboa:Veja
BOURDIEU, Pierre (2007). A miséria do mundo. Petrópolis:Vozes.85-326-1818-9
ESTEVES, António J., (1992). A sociologia da educação na formação de professores, in António J. Esteves, S. Stoer (org.) A Sociologia na escola, Porto, Afrontamento, p.63-81
Gimeno Sacristán, José (2005). O aluno como invenção. Porto Alegre: Artmed.972-0-34170-x
RESENDE, J.M.; VIEIRA, M.M.(1993). A desconstrução de uma prática: do saber ao fazer em Sociologia da Educação, in Fórum Sociológico, 2, p. 158-161
SARMENTO, Manuel Jacinto (org.) Autonomia da Escola - Políticas e Práticas. Porto: Edições ASA, p. 285-295.371.1S255auto
STOER, Stephen (1979). Educação e mudança social em Portugal: 1979-1980. Uma década de transição. Porto: Afrontamento. 37.015.4S882ed
VALENTIM, J.P., (1997). Escola, Igualdade e Diferença. Porto: Campo das Letras, p. 84-99.