Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_base has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 85

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_fault has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 1007

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_xmlschema has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 1095

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; soapval has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 2067

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; soap_transport_http has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 2169

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_server has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 3474

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; wsdl has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 4597

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_parser has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 6532

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_client has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 7183

Sociologia da Educação

Responsável da Unidade Curricular:
2º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Identificar o campo, objeto de estudo e temáticas centrais da sociologia da educação Compreender a complexidade do conceito de socialização em ambiente escolar Problematizar teorias da reprodução social, identificando a escola como veículo de reprodução social e cultural Identificar os principais elementos de análise da escola contemporânea Questionar a instituição escolar a partir dos papéis dos seus atores Compreender o papel da criança na escola: o ofício de aluno e o ofício de criança Discutir o papel do educador social na mediação escolar

Conteúdos programáticos
A Sociologia da Educação como disciplina - teorias clássicas da Sociologia Processos de socialização escolar e teorias da reprodução social Contribuição da Sociologia da Educação para a compreensão da educação escolar A escola - contributos de análise A institucionalização da Infância, as culturas infantis, e a invenção do aluno Estratégias de mediação escolar

Avaliação

os estudantes serão convidados a assistir a aulas teóricas onde de introduzem as problemáticas centrais da u.c. , acompanhadas por momentos teórico-práticos onde os estudantes serão convidados a discutir textos trazidas para a sala de aula, visionar documentários, e reflectir em conjunto sobre as questões levantadas. A par destes momentos, os estudantes realizarão trabalhos de grupo e individuais de reflexão sobre um dos conteúdos do programa, utilizando-se para esse efeito quer o tempo de trabalho autónomo proporcionado pela u.c. quer o tempo de orientação tutorial em espaço de sala, supervisionado pela docente. A promoção de debates, de leituras críticas de textos e de documentários contribuirá para a aquisição das competências de análise crítica da instituição escolar, que a u-c. se propõe atingir. Trabalho de grupo - 40% Trabalho individual (recensão crítica de texto) - 40% Participação e debate na sala de aula - 20%

Bibliografia

BOURDIEU, Pierre (1970). A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Lisboa:Veja BOURDIEU, Pierre (2007). A miséria do mundo. Petrópolis:Vozes.85-326-1818-9 ESTEVES, António J., (1992). A sociologia da educação na formação de professores, in António J. Esteves, S. Stoer (org.) A Sociologia na escola, Porto, Afrontamento, p.63-81 Gimeno Sacristán, José (2005). O aluno como invenção. Porto Alegre: Artmed.972-0-34170-x RESENDE, J.M.; VIEIRA, M.M.(1993). A desconstrução de uma prática: do saber ao fazer em Sociologia da Educação, in Fórum Sociológico, 2, p. 158-161 SARMENTO, Manuel Jacinto (org.) Autonomia da Escola - Políticas e Práticas. Porto: Edições ASA, p. 285-295.371.1S255auto STOER, Stephen (1979). Educação e mudança social em Portugal: 1979-1980. Uma década de transição. Porto: Afrontamento. 37.015.4S882ed VALENTIM, J.P., (1997). Escola, Igualdade e Diferença. Porto: Campo das Letras, p. 84-99.