Oficina de Teatro e Intervenção Socioeducativa
Responsável da Unidade Curricular:
3º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Divulgação da literatura dramática e de ficção para o jovem e para o idoso; Capacidade para produzir trabalhos performáticos direccionados para o jovem e para o idoso; Implementação e integração de conhecimentos cénicos, de dança, cenografia, interpretação e encenação num projecto teatral final.
Conteúdos programáticos
1. Os elementos constituintes do espectáculo e da estrutura de produção teatral
2. Jogos e exercícios Dramáticos
2.1. O papel da improvisação no Teatro: improvisações a partir de temas, de textos e da música
3. Teatro do Quotidiano:
3.1. Caracterização cénica dos diversos tipos sociais
3.2. Caracterização performática de tribos juvenis (rurais e urbanas)
4. Atelier de dicção e de colocação de voz:
4.1. Respiração diafragmática
4.2. As características da voz: intensidade, tonalidade e ritmo
4.3. Colocação de voz e técnicas de projecção vocal
4.4. Técnicas de dicção aplicadas à interpretação de textos
5. Leitura encenada de textos de literatura dramática orientados para o jovem e para o idoso
6. Teatro intercultural: Músicas e dramaturgias do mundo
7. Movimento e drama: o teatro físico, o movimento e a dança como elementos do Teatro
7.1. Valsa vienenense
7.2. Tango argentino
7.3. Street dance
Avaliação
Estratégias e recursos utilizados:
Exposição
Debate
Análises de documentos
Trabalho individual
Trabalho em grupo
Projeto
Experimentações
Casos práticos
Descrição:
Estratégias e recursos utilizados:
Aulas práticas com suporte de vídeo e bibliográfico, baseadas em improvisações, oficinas, treino pessoal, work in progress, ensaios e espectáculos.
Formas de avaliação e respetiva ponderação:
teórica e prática. Trabalho teórico 20%; Trabalho prático 80%
Descrição:
- Encenação e interpretação de um texto sobre a temática do jovem ou do idoso: 60% (trabalho de grupo)
- Criação e interpretação de sketches sobre as diversas tribos juvenis existentes na sociedade ocidental: 20% (trabalho de grupo)
- Relatório sobre o visionamento de um espectáculo de teatro profissional: 20% (trabalho individual)Bibliografia
BARON, Jeff, Visitas ao Snr. Green. Versão do Teatro experimental do Porto
BECKETT, Samuel, 1973 - Dias felizes, Lisboa, Estampa
BERKOFF, Steven - Kvetch. Versão da ESMAE
FOSSE, Jon - Lilás, Lisboa, Livrinhos de Teatro/ Artistas Unidos, nº19. ISBN-972-8972-o5-9978-972-8972-05-9
Fous de dance-Tango, Buto, Modern dance, Col. Autrement, nº51, série Mutations, Julho de 1983
KANE, Sarah, 2004 - Teatro Completo, Porto, campo das Letras. ISBN-972-610-448-3
LANDAU, Jacob, 1956 - Études sur le Théâtre et le cinéma arabes, Paris, Maisonneuve et Lareuse
PYM, Barbara ,1997- Quarteto de Outono, Lisboa, Cotovia, Col. Outono Inverno.ISBN-972-8028-87-3
ROUBINE, Jean-Jacques, 1990 - Théâtre et mise en scène, Paris, Dunod
SARTON, May - Prepara-te para a morte e segue-me, Lisboa, Cotovia, Col. Outono Inverno
SOLMER, Antonino, (dir), 2003 - Manual de Teatro, Lisboa, Temas e Debates.ISBN-972-759-602-9
STANISLAVSKI, Constantin, 1977 - A Construção da Personagem, Lisboa, Textos para uma cultura popular