Estágio II
Responsável da Unidade Curricular: Florbela Maria da Silva Samagaio Gandra
2º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Sabe definir dimensões e indicadores de observação, em instituições e grupos
Sabe fazer caracterizações: meio institucional; grupos - alvo e meio envolvente
Sabe aplicar técnicas e instrumentos de recolha de informação
Sabe planificar, estruturar e avaliar actividades sócio-educativas
Revela espírito crítico na análise da realidade social
Conhece o perfil profissional do Educador Social
Sabe conceber instrumentos de avaliação das acções
Conteúdos programáticos
1 o meio envolvente
2 o meio institucional (projetos educativos)
3 a população alvo
4 necessidades, interesses e problemáticas das populações
A Planificação intervenção sócio-educativa
Exercícios práticos de planificação
1 Planificação da intervenção dirigida a crianças em ATL; a família; a jovens de rua; a idosos, etc..
2 objetivos, estratégias e atividades de intervenção
3 Recursos da Intervenção
A avaliação dos projetos de intervenção
1 Importância da avaliação dos projetos de intervenção. Como avaliar. A função dos indicadores de avaliação
Acompanhamento aos estágios
1 Acompanhamento tutorial aos alunos em estágio
2 Reflexão e análise das competências desenvolvidas durante o estágio tendo em vista a construção do perfil profissional do Educador Social
Avaliação
As aulas são de carácter teórico-prático onde os estudantes desenvolvem exemplos práticos que são discutidos e trazidos para a reflexão. A par destas aulas, e de orientações tutoriais específicas de preparação para os estágios da unidade curricular, os estudantes desenvolvem 4 semanas de prática pedagógica supervisionada onde podem aplicar teórica e a prática os conhecimentos adquiridos, sempre guiados pelo respectivo supervisor. do mesmo modo, aquando da realização dos relatórios existem orientações tutoriais de apoio, a par das visitas dos supervisores aos estágios de modo a poderem observar os estudantes em contexto.
Avaliação:
Relatório I - 30%
Relatório II - 30%
teste de avaliação - 40%
No final de cada estágio e entrega de relatório, os estudantes têm acesso a orientações tutoriais e feedbacks da prestação durante o mesmo. Bibliografia
ANDER-EGG, Ezequiel, Metodología del Trabajo Social, Barcelona, Editorial El Ateneo, S.A., 1982. ISBN: 9684750102
BAPTISTA, Isabel; CARVALHO, Adalberto Dias de, Educação Social, Fundamentos e Estratégias, Porto, Porto Editora, 2002. ISBN: 9720348518
CAPUL, Maurice, LEMAY, Michel, Da Educação à Intervenção Social, 1º vol., Porto, Porto Editora, 2003 972-0-34852-6 (vol. 1). ISBN 972-0-34853-4 (vol. 2)
COSTA, António Firmino da, A pesquisa de terreno em Sociologia, in PINTO, José Madureira; SILVA, Augusto Santos (Orgs.), Metodologia das Ciências Sociais, Porto, Ed. Afrontamento, 1986. ISBN: 9789723605037
GUERRA, Isabel, Fundamentos e processos de uma sociologia de acção: o planeamento em Ciências Sociais, 2ª ed., S. João do Estoril, Principia, 2002. ISBN 972-8500-85-8
PEREZ SERRANO, Glória, Elaboração de projectos sociais. Casos práticos, Porto, Porto Editora, 2008.ISBN 978-972-0-34857-9