Institucionalização na 3ª Idade
Responsável da Unidade Curricular:
3º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Identificar os principais desafios colocados pelo envelhecimento, à sociedade e aos serviços de saúde;
Refletir sobre o enquadramento da problemática do envelhecimento no âmbito das políticas sociais e da saúde;
Desenvolver competências que permitam identificar necessidades, planear, implementar e avaliar ações de intervenção.
Conteúdos programáticos
Gerontologia
- Gerontologia e áreas científicas
- Gerontologia e Geriatria
Algumas considerações sobre o Envelhecimento Humano l
- Conceitos de velhice de acordo com diferentes critérios
- conceitos sobre a velhice - estereótipos
- Mudanças associadas ao processo do envelhecimento;
Mudanças associadas ao processo de Envelhecimento: Biológicas; Psicológicas; Sociais;
Redes de Apoio ao Idoso: Formais e informais; Equipas multidisciplinares;
Programa Nacional para a Saúde das Pessoas Idosas: -áreas, objetivos e atividades
Instituições e apoio ao idoso
- dependência, autonomia e suporte familiar
- tipologia de instituições destinadas à Terceira Idade
Avaliação
As metodologias de ensino a mobilizar na u.c. terão em conta a necessidade de localizar os estudantes em diferentes conceitos teóricos e enquadramentos teóricos, que permitem a compreensão dos pontos seguintes. Nesse sentido, um conjunto de aulas teóricas estão programadas, suportadas em textos considerados de leitura e análise central para os estudantes e para os objetivos definidos. Acompanhando esta necessidade, um conjunto de aulas teórico-práticas permitem um trabalho próximo com os estudantes, de análise de realidades específicas, instituições, programas, etc.. que dão aos estudantes uma visão centrada na prática aliada à teoria. Desse modo, a participação dos estudantes é considerada fundamental para o cumprimento desses objetivos. Assim, a análise crítica de um programa, discutida e acompanhada permite a construção de uma visão crítica sobre os mesmos.
Análise crítica de um programa de institucionalização - 60%
Participação nas aulas - 20%
Recensão crítica de texto - 20%Bibliografia
DIRECÇÃO-GERAL DA SAÚDE (2004) Programa Nacional para a Saúde das Pessoas idosas, DIRECÇÃO-GERAL DA SAÚDE. (Circular Normativa nº 13/DGCG)
Fernandes, Alexandra (1997). Velhice e Sociedade - Demografia, Família e Políticas Sociais em Portugal. Oeiras: Celta Editora
Fernández-Ballesteros, R. (2000). Gerontologia Social. Psicologia Pirâmide.
Freitas, E. V.; PY, L.; CANÇADO, F.A.X (2006). Tratado de Geriatria e Gerontologia, Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.
Jacob, L. & Fernandes, H. (coord.) (2011). Ideias para um Envelhecimento Activo. Santarém. RUTIS.
MINISTÉRIO DA SAÚDE (2012). Programa Nacional de Saúde 2012-16, Lisboa: DGS
Paúl, C. (2005). Envelhecer em Portugal psicologia, saúde e prestação de cuidados, Lisboa: Climepsi Editores
Paúl, Constança e Fonseca, António M. (2010). Envelhecer em Portugal. Lisboa. Climepsi Editores.
Pereira, F. (coord.) [2012] - Teoria e Prática da Gerontologia. Viseu. Psicossoma