Sociologia do Tempo Livre e do Lazer

Responsável da Unidade Curricular: Florbela Maria da Silva Samagaio Gandra
2º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
1. Conhecer a evolução histórica e concetual das noções de Tempo Livre e de Lazer 2. Compreender as relações entre trabalho, tempo livre e práticas de lazer 3.Conhecer as abordagens sociológicas aplicadas ao estudo do tempo livre e do lazer 4.Entender o tempo livre e o lazer como construção social de determinados grupos sociais 5.Interpretar o lazer como forma de distinção social e construção de identidades sociais 6.Compreender a importância e a necessidade uma cultura crítica e reflexiva sobre a ocupação do tempo livre

Conteúdos programáticos
1. A construção social do tempo livre e do lazer 2. Abordagens sociológicas dos fenómenos do Tempo Livre e do lazer 3. Tempo Livre, Lazer e Trabalho: relações e questões concetuais 4. Práticas Sociais de Lazer nas Sociedades Contemporâneas 4.1 O lazer e os grupos sociais 4.2 As práticas de lazer e a distinção social 4.3 O lazer e as desigualdades sociais e culturais 4.4.O tempo livre, o lazer e a desigualdade de género 4.5. O tempo livre, o lazer e a trajetória de vida dos indivíduos 5. Tempo Livre e Lazer: tendências das sociedades atuais: 5.1 o turismo 5.2 os media e as redes sociais 5.3 a(s) cultura(s) 5.4 o consumo 5.5 o desporto 6. Construção socioeducativa de contextos de lazer

Avaliação

Exposição Debate Análises de documentos variados Trabalho individual Descrição: Os momentos de natureza expositiva constituirão pontos de partida para a criação de espaços de análise e consequente reflexão sobre as temáticas em exploração, quer individualmente, quer em pequenos grupos, quer em grande grupo. A tiplogia de horas proposta possibilita ao estudante um trabalho de enquadramento temático assim como o desenvolvimento de competências de pesquisa documental, sob orientação tutorial. Formas e momentos de avaliação: Pequeno ensaio enquadrador e problematizador dos fenómenos do Tempo Livre e do Lazer (6 páginas) - 60% avaliação global Trabalho prático, com recolha de informação empírica em contexto de Estágio II, sobre práticas de lazer - 40% da avaliação global

Bibliografia

BAUDRILLARD, J. (2009). A Sociedade de Consumo. Lisboa: Edições 70. ISBN 9789724415215 BARRETO, M. (2007). Turismo y Cultura. Relaciones, contradicciones e expectativas. Tenerife: Pasos, IV serie. ISBN84884229118 CORBIN, A. (2001). História dos Tempos Livres. Lisboa: Teorema. ISBN9789726954644 DUMAZEDIER, J. (2001). Sociologia Empírica do Lazer. S.Paulo: Perspectiva. ISBN9788527301855 FORTUNA, Carlos (1999).Identidades, Percursos, Paisagens Culturais. Oeiras: Celta Editora. ISBN9727740332 Godbey, Geoffrey (2003).Leisure in your life: An Exploration. inc. Publisher: Venture Pub. ISBN 13- 9781892132376 KRIPPENDORF,Jost (2009). Sociologia do Turismo. Para uma nova compreensão do lazer e das viagens. São Paulo:Aleph. ISBN 9788576570851 PRONOVOST, G. (2011). Introdução à Sociologia do Lazer. S.Paulo:Editora Senac. ISBN: 9788539600403 www.turismodeportugal.pt juventude.gov.pt WWW.pordata.pt