Mediação Intercultural

Responsável da Unidade Curricular: Luís Miguel Prata Alves Gomes
2º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
- Compreender a existência dos diversos contextos multiculturais nas sociedades globais. - Assumir a diversidade cultural como riqueza a integrar na sociedade em geral. - Reconhecer a mediação intercultural como estratégia crítica de prevenção e gestão de tensões e conflitos. - Compreender a mediação intercultural como instrumento de intervenção social que potencia favoravelmente a vida em comum e as relações interpessoais dos intervenientes com o recurso a diferentes técnicas e abordagens de comunicação. - Adquirir a capacidade de intervir socialmente, de uma forma critico-reflexiva, através da aplicação de estratégias de mediação intercultural que visem o desenvolvimento da comunidade.

Conteúdos programáticos
1. Introdução: 1.1. Conceito de cultura: processo dinâmico e construtivo 1.2. Multiculturalidade/diversidade cultural: origem, fundamentos e perspetivas 1.3. Políticas, modelos e programas da/na multiculturalidade 2. Mediação: 2.1. Conceito e história 2.2. Mediação: intervenção social e desenvolvimento comunitário 3. Mediação intercultural: 3.1. Conceito crítico e holista 3.2. Tipologias: social, preventiva, como forma de gestão de conflitos, familiar, sociopedagógica, em contexto laboral. 4. Profissional da Mediação intercultural / Estratégias 4.1. Perfis, funções e competências 4.2. Agente de intervenção social e de desenvolvimento comunitário 4.3. Abordagens e estratégias em Mediação intercultural 4.3.1. Incidentes críticos 4.3.2. Abordagem multifatorial 4.3.3. Sociodramas de Mediação intercultural 5. Contextos/espaços intervenção da Mediação intercultural: problematização de situações reais de Mediação intercultural com participação de profissionais/instituições (ACM,MISP,RESMI)

Avaliação

-Exposição; Debate; Análise de documentos; Simulação; Trabalho em grupo; Casos Práticos. Presencialmente serão trabalhados os conteúdos programáticos assim como desenvolvidas análises e discussões sobre documentos pertinentes, para o que se justifica a distribuição da tipologia de horas, concretamente OT. Serão apresentados e discutidos casos práticos (simulações). O estudante deverá, em trabalho autónomo, realizar um trabalho de análise documental tendo em conta o material concreto a ser indicado especificamente assim como a bibliografia indicada. O trabalho de análise crítica de um caso real deverá ser trabalhado por parte do estudante (grupo). O plano das atividades será o estabelecido no Roteiro de Aprendizagem disponível no Moodle. -Avaliação: atividades letivas/discussão (ensaios, fora ... ) 30%; resenha bibliográfica 30%; simulação/discussão caso prático 40%.

Bibliografia

ABDALLAH-PRETCEILLE, M. (2001): La educación intercultural. Barcelona, Idea Books. AGUADO, T. (2003): Pedagogía intercultural. Madrid, McGraw-Hill. GIMÉNEZ, C. (2002): "Planteamiento multifactorial para la mediación e intervención en contextos multiculturales. Una propuesta metodológica de superación del culturalismo" in La inmigración en España: contextos y alternativas. Volumen II, Actas del III Congreso sobre la inmigración en España, pp. 627-644. Granada: Laboratorio de Estudios Interculturales. GIMÉNEZ, C. (2001): "Modelos de mediación y su aplicación en mediación intercultural" in Revista Migraciones n.º 10. Madrid: Universidad Pontificia de Comillas (disponível online). VIEIRA, A.M.; VIEIRA, R. (2016): Pedagogia Social, Mediação Intercultural e (Trans)formações. Porto, Profedições. VV.AA (2008). Mediación Intercultural, una propuesta para la formación, Madrid: Editorial Popular.