Oficina de Expressão Artística e Artesanal
Responsável da Unidade Curricular: Sandra Mónica Figueiredo de Oliveira
2º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
1º. Caracterizar e identificar diferentes manifestações Artísticas e Artesanais no seu contexto histórico e sócio cultural;
2º Compreender a importância das expressões artísticas e artesanais no processo socio educativo;
3º Identificar as diferentes áreas artísticas e enquadra-as na atividade educativa e social;
4º Planificar e produzir técnicas artísticas e artesanais bi e tridimensionais
Conteúdos programáticos
1. Arte e estética
1.1 A importância das Artes Visuais e da expressão artesanal na história da humanidade.
1.2 Interpretação e compreensão das obras de arte/artesanato: conceitos e terminologias das Artes Visuais.
1.3 As Artes Visuais e o artesanato na cultura contemporânea
2. A Comunicação Visual e a educação artística
2.1 Elementos visuais na comunicação.
2.2 Princípios e finalidades da Educação Artística.
2.3 Estratégias e planificação de atividades artísticas
3. Produção e criação artística e artesanal
3.1 Formas e modos de representação.
3.2 Materiais, instrumentos e suportes.
3.3 Técnicas de expressão bi e tridimensional.
3.4 A Compreensão e representação da imagem plástica.
Avaliação
Aulas teórico práticas onde se utiliza a conjunção do método ativo e expositivo, recorrendo a diversas estratégias nomeadamente: exposição de conteúdos, debates, visualização e discussão de trabalhos de expressão plástica, filmes sobre artistas e o seu processo de trabalho. Serão realizados trabalhos práticos de oficina para experimentação de técnicas e métodos de trabalho.
Participação nos debates realizados durante as aulas (20% da avaliação final).Trabalho teórico prático (60% da avaliação final) Apresentação oral do trabalho (20% da avaliação final).
Serão apresentadas no decorrer das aulas diferentes questões relacionadas com a Educação Artística que serão debatidas com os estudantes. Estes terão de realizar um trabalho teorico prático constituido por um conjunto de exercícios na área da expressão plástica destinado a diferentes faixas etárias. Para culminar os estudantes terão de apresentar oralmente o trabalho à turma.Bibliografia
ACASO, María, (2009), La educación artística no son manualidades - Nuevas prácticas en la enseñanza de las artes y la cultura visual. Madrid: Catarata. ISBN:978-84-8319-413-3.
HERNÁNDEZ, Fernando, (2007), Espigador@as de la cultura visual. Otra narrativa para la educación de las artes visuales, Barcelona: Octaedro. ISBN: 978-84-8063-887-6
WALKER, John, CHAPLIN, Sarah, (2002), Una introducción a la cultura visual. Barcelona: Octaedro-EUB. ISBN: 84-8063-542-8