Recursos Tecnológicos e Aprendizagem
Responsável da Unidade Curricular: Mariely Gestosa de Lima
1º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Conhecer recursos tecnológicos, software e hardware, de apoio às necessidades específicas de cada criança;
-Construir materiais de diagnóstico das PAE;
-Selecionar recursos tecnológicos de acordo com as necessidades da criança e dos objetivos definidos pelo profissional.
-Criar sentido crítico e criativo sobre os recursos tecnológicos.
-Reconhecer o papel dos Sistemas Aumentativos e Alternativos de Comunicação (SAACs) na vida de indivíduos com alterações graves de comunicação.
-Diferenciar os diferentes SAACs, bem como o conjunto de interfaces específicos que facilitam o acesso aos dispositivos de comunicação.
-Identificar as competências, bem como os principais instrumentos, considerados decisivos para a seleção de um SAAC.
-Descrever as diferentes estratégias subjacentes à implementação de um SAAC, quer no contexto familiar, quer no contexto educativo.
Conteúdos programáticos
1- Tecnologia Educativa: conceito e perspetivas teóricas
2- Materiais tecnológicos abertos e flexíveis: para além do computador
3- Perturbação da competência comunicativa: causas e consequências
4- Comunicação Aumentativa e Alternativa: definição
5- SAAC's: sem ajuda e com ajuda
6- Tecnologias de Apoio à Comunicação: baixa e alta tecnologia
7- Processo de Avaliação: métodos e competências a avaliar no potencial usuário de um SAAC
8- Estratégias de ensino de um SAAC
9- O papel dos pais/cuidadores como facilitadores do uso de SAACs
10- Importância da adaptação do contexto e das atividades pedagógicas
Avaliação
Esta unidade curricular irá concretizar-se numa metodologia de elearning. As metodologias utilizadas nas sessões síncronas incluem: exposição teórica oral com suporte audiovisual e informático; debate e reflexão crítica sobre casos relatados e experiências desenvolvidas. As sessões síncronas estão estruturadas em formato cumpridor dos standards internacionais do regime e-learning.Na tutoria online assíncrona o formando tem o apoio do professor, que responderá às suas questões ou esclarecerá as suas dúvidas em momentos diferenciados.
O regime de avaliação deste curso rege-se por duas modalidades: a avaliação contínua com um peso de 60% e a avaliação final com um peso de 40%. A avaliação contínua contempla a discussão e interação dos formandos nos fóruns, e o envio das resoluções das tarefas propostas. A avaliação final corresponde à elaboração de um trabalho individual que envolva a construção de um recurso ou planificação de uma unidade de diagnóstico/intervenção. Bibliografia
Beukelman, D. Mirenda P.,Garrett, K.,& Light, J. (2013).Augmentative and Alternative Communication: Supporting Children and Adults with Complex Communication Needs. Baltimore:Paul Pub.
Hill, Barbara Albers (2014). Breaking through. Nova Iorque: Square One Publishers.
Kabot, Susan, Reeve, Christine (2010). Setting up Classroom spaces that support students with autism spectrum disorders. USA: AAPC Publishing.
Oliveira Martins, Sandra Eli Sartoreto, Costi Santarosa, Lucilia, Rodrigues, David Antônio, Sebastián Heredero, Eladio (Ed) (2014). Tecnologias de la información y Comunicación - TIC en Educación Especial. Alcalá de Henares: Universidad de Alcalá.
Pimental, L. d., & Lara, I. C. (2017). Discalculia: O cérebro e as habilidades matemáticas. Brasil: Formação de Professores que ensinam Matemática.