Gestão e Acomodações Curriculares para a Educação Inclusiva
Responsável da Unidade Curricular: Carlos Manuel Peixoto Afonso
1º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Identificar e discutir as possibilidades de diferenciação curricular
Reconhecer as mudanças de paradigma introduzidas pelo Decreto-lei nº 54/2018
Refletir sobre o papel do docente de ensino regular na gestão da sala de aula
Identificar o papel do docente de educação especial no novo paradigma
Adquirir competências básicas sobre construção e desenvolvimento de currículos
Conteúdos programáticos
1.Construção social da diferenciação
2.Abordagem multinível
3.Diferenciação pedagógica na sala de aula e acomodações curriculares
4.Implementação de medidas seletivas e adicionais
Avaliação
Os estudantes terão ao seu dispor sessões síncronas e sessões assíncronas. A partir desses momentos serão propostas diversas atividades (leitura de textos, resenha crítica de textos, exposição e reflexão sobre casos concretos, fóruns de discussão, observação e comentário de vídeos).
A avaliação terá duas componentes: a) realização das tarefas propostas nas sessões assíncrona (40%); b) realização de um trabalho final de reflexão sobre temáticas propostas pelo docente 60%).Bibliografia
Afonso, C. (2004). Dos discursos e das possibilidades de construção de um currículo contra-hegemónico na educação de Surdos. Tese de Doutoramento em Ciências da Educação (não publicada).
Cosme, A, Trindade, R. (2012). A Gestão curricular como um desafio epistemológico: A diferenciação educativa em debate. Interacções, nº 22,pp. 62-82. Disponível em www.eses.pt/interaccoes
Leite, T. (2011). Currículo e Necessidades Educativas Especiais. Aveiro: Universidade de Aveiro.
Pacheco, José A. e Paraskeva, João. (1999). As tomadas de decisão na contextualização curricular. Cad. Educ. FaE/UFPe1, Pelotas (13): 7 - 18
Pereira, F. (coord). (2018). Para uma Educação Inclusiva: Manual de Apoio à Prática. Lisboa: Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação (DGE).