Prespetivas Didáticas para a Orientação da Prática Profissional
Responsável da Unidade Curricular:
1º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Conhecer perspetivas didáticas gerais e de áreas disciplinares.
Analisar criticamente práticas pedagógicas inter e intradisciplinares.
Incorporar de modo consistente as dimensões científica, pedagógica e didática em propostas de intervenção pedagógica
Articular reflexão e ação com vista à melhoria da prática profissional docente.
Desenvolver competências de análise didática
Conteúdos programáticos
1. A Didática na prática profissional docente
2. Noções e referências teórico-metodológicas no âmbito da Didática
3. Perspetivas didáticas emergentes em áreas curriculares
4. Análise de práticas profissionais em áreas disciplinares
5. Desenho de propostas de intervenção educativa para áreas multidisciplinares e áreas específicas
Avaliação
A partir de uma componente expositiva, as aulas teórico-práticas privilegiarão o trabalho colaborativo dos estudantes com recurso à análise de textos da especialidade, partilha de experiências e discussão de conceções e perspetivas. Os seminários serão maioritariamente direcionados para áreas disciplinares, constituindo oportunidades formativas de caráter mais específico.
A avaliação basear-se-á nas aprendizagens construídas na UC, evidenciadas numa reflexão escrita sobre questões emanadas dos seminários (50%) e em uma proposta de sequência didática para uma área disciplinar concebida em grupo (50%).Bibliografia
Fourez, G.(2008).Abordagens Didácticas da Interdisciplinaridade.Lisboa:Instituto Piaget.
Gonçalves,D., Nogueira, I.C.& Silva, C.V.(2016).Inducing Supervision Practices among peers in a Community of Practice, Journal for Educators,Teachers and Trainers,7(2),108 - 119. http://jett.labosfor.com/index.php/jett/article/view/234/291
Nogueira, I.C., Blanco, T. & Diego-Mantecón, J. (2019). Prácticas discursivas, operativas y normativas en procesos de instrucción de la medida de magnitudes. Revista Práxis Educacional, 15(33), 374-399. http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5292
Lebrun, M.(2008).Teorias e Métodos Pedagógicos para Ensinar e Aprender.Lisboa:Instituto Piaget.
Medina, A & Salvador , F.(2009).Didática General.Madrid:Pearson Educación.
Roldão,M.C.(2009).Estratégias de Ensino.O Saber e o Agir do Professor. VNGaia:Fundação Manuel Leão
Vieira, F.(2015).Quando os Professores Investigam a Pedagogia em Busca de uma Educação mais Democrática.Odivelas: Edições Pedago