Modelos e Práticas de Supervisão Pedagógica
Responsável da Unidade Curricular:
1º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Problematizar o ato educativo da supervisão pedagógica
Identificar os principais contextos para a prática supervisiva
Analisar criticamente modelos e práticas de supervisão
Identificar diferentes cenários, modelos, estilos e instrumentos de supervisão
Desenvolver competências de intervenção em supervisão pedagógica
Conteúdos programáticos
1. Supervisão Pedagógica e Orientação da Prática Profissional
1.1. Conceitos de supervisão pedagógica
1.2. Modelos de supervisão pedagógica
1.3. Supervisão como um instrumento de formação, inovação e mudança
2. Supervisão e desenvolvimento profissional
2.1. Supervisão, colegialidade e liderança partilhada
2.2. Competências de supervisão pedagógica
2.3. Estilos de supervisão e auto-supervisão
3. Referenciais e Práticas de Supervisão Pedagógica
3.1. Ciclo(s) de supervisão
3.2. Instrumentos e estratégias de supervisão
3.3. A supervisão pedagógica baseada em casos
Avaliação
Será fornecido um conjunto de recursos pedagógicos para que o estudante analise, discuta e tire conclusões sobre questões atuais da Escola, da Educação e da função da Supervisão Pedagógica. O docente será sempre o pivot e o mediador das aprendizagens. A avaliação das aprendizagens desta unidade curricular processa-se através dos seguintes produtos avaliativos: Trabalho Individual: 60% - consiste numa REFLEXÃO CRITiCA onde o estudante se posiciona enquanto profissional da educação face aos desafios que a SUPERVISÃO pode levantar; Trabalho de Grupo: 40% - consiste na apresentação da temática estudada, a partir de um caso; Explana as principais linhas explicativas do tema (o que é); Partindo do conceito de supervisão, explicita o fundamento/raiz das práticas educativas subjacentes à temática (porquê); Demonstra as principais finalidades/funções educativas desta temática (para quê); Propõe algumas questões para debate de grupos, tendo em conta o caso explanado. Bibliografia
Alarcão, I. e Roldão, M.C. (2008). Supervisão. Um contexto de desenvolvimento profissional dos professores. Mangualde. Edições Pedago
Gonçalves, D. & Pereira, F (2016). A supervisão pedagógica na liderança de estruturas intermédias. In C. Mesquita, M.V. Pires, M. & R. P. Lopes (Eds.), Livro de Atas do 1.º INCTE (491-498). Bragança: Instituto Politécnico
Gonçalves, D., Duarte F., (2014). Supervisão Pedagógica e Desenvolvimento Profissional: perspetivas e práticas dos professores de ensino regular e de educação especial. Trabalho Docente e Formação. CIIE, 5318-5330
Simões, H., Nascimento, M. A., Vaz-Rebelo, P. (2012).Teachers' supervision in Portugal, In A. Swennen, P. Vaz-Rebelo et al. IV ATEE Conference. Professional development of teacher educators: Bringing together policy, practice and research
Vieira, F., Paiva, M., Barbosa, I., & Moreira, M. A. (2010).No caleidoscópio da supervisão: Imagens da formação e da pedagogia. Mangualde: Edições Pedago