Conceção e Gestão de Projetos de Formação e Melhoria

Responsável da Unidade Curricular:
1º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Gerir projetos formativos 1. Diagnosticar necessidades de formação - garantir alinhamento entre o diagnóstico de necessidades de formação e os instrumentos de gestão das escolas (Projeto Educativo); - selecionar instrumentos e estratégias de recolha de dados - elaborar/redigir de relatórios de diagnóstico de necessidades. 2. Planear ações de formação - adotar lógicas de gestão de projetos; - planificar a formação com base em competências e objetivos; - selecionar formas de organização da formação (designadamente formação em contexto 3. Avaliar ações de formação - conceber estratégia integrada de avaliação da formação, com base no modelo de Kirkpatrick (satisfação, aprendizagens, transferência e impacte).

Conteúdos programáticos
1. Gestão de ações de formação 1.1 Diagnóstico de necessidades de formação - as implicações, para a formação, da gestão por competências - alinhamento entre planos de formação e documentos estratégicos das escolas (ex: Projeto Educativo) - estratégias e instrumentos de recolha de dados - redação de diagnósticos de necessidades de formação 1.2. Planeamento de ações de formação - a importância das lógicas de gestão de projetos no planeamento de ações de formação - oe referenciais adotados: competências e objetivos - formas de organização da formação (presencial, e-learning, em contexto, ?..) - vantagens e limitações 1.3. Avaliação da formação - o ciclo formativo (diagnóstico, planeamento e avaliação) e a importância da sua coerência - modelos de avaliação da formação (Kirkpatrick, Stufflebeam, Cavalcanti, ?)

Avaliação

A formação será eminentemente prática, centrada nas necessidades e expectativas dos discentes, de forma a que os conceitos, as teorias e as noções teóricas possam ser mais facilmente apreendidas e transferidas para os respectivos contextos profissionais, na qualidade de supervisores. Assim, e para além de exposições teóricas para apresentação e explicitação dos conceitos a abordar, os formandos serão envolvidos em tarefas práticas, trabalhos em grupo e projetos, no âmbito dos quais terão oportunidade de aplicar, na prática, o que aprenderem. Formas de avaliação e respetiva ponderação: Projecto em grupo: 50%; Trabalho individual: 50% Os discentes elaborarão um projeto em grupo de planificação e intervenção formativa nos seus contextos profissionais, e um trabalho individual (onde explicitarão alguns dos conhecimentos teóricos aplicados nos projetos).

Bibliografia

Craveiro, C. (2007). Formação em contexto - um estudo de caso no âmbito da Pedagogia da Infância - Tese de doutoramento. IEC- Universidade do Minho. Gouveia, J., & Rodrigues, C. (2007). Manual de Boas Práticas ? Recurso Didáctico para formação Intra-Empresas. Braga: Expoente Gouveia, J. (2010). Supervisão e Avaliação da Formação ? metodologias para a avaliação de competências no processo formativo (Tese de doutoramento): Universidade de Salamanca, Departamento de Didáctica, Organização e Métodos de Investigação. Gouveia, J. (2019). Supervisão Pedagógica - observação e qualificação de professores. Porto: ESEPF Schon, D. (2000). Educando o profissional reflexivo. Porto Alegre: Artmed Ed. Simão, A. et al (2009).Formação de Professores em contextos colaborativos. Sísifo - Revista CE