Conceção de Trabalho de Projeto
Responsável da Unidade Curricular:
1º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Conhecer conceitos, teorias e modelos sobre projetos
Compreender a importância de projetos que adequem de forma articulada os seus diversos elementos (objetivos, problemas, situações, ações, estratégias, recursos, modos de avaliação, calendarização,. . . )
Mobilizar conhecimentos sobre conceção de projetos em desenho de projetos
Analisar projetos relativos a diferentes contextos sócio-educativos e de formação
Desenhar projetos adequados à diversidade de situações e dos contextos sócio-educativos e de formação
Conteúdos programáticos
1. Paradigma(s) investigativo(s): questões ontológicas, epistemológicas e metodológicas
2. Elementos/etapas configuradores de projetos de investigação/intervenção
3. O desenho do projeto de investigação/intervenção
4. A avaliação de projetos de investigação/intervenção
5. Análise de projetos de investigação/intervenção
Avaliação
A partir da identificação prévia de problemáticas do ensino, aprendizagem e formação, nos seminários serão criadas oportunidades de contacto com fundamentos teóricos e práticas de intervenção, nomeadamente decorrentes da análise de trabalhos de projetos desenvolvidos nas áreas de especialização do CE. As aulas de orientação tutorial, em que os estudantes serão acompanhados de forma mais personalizada (individualmente e/ou em pequenos grupos) proporcionarão a sua imersão no processo de elaboração de um projeto, onde recuperarão também e de forma integrada tanto conhecimentos adquiridos nas diversas UC do CE como emergentes das suas experiência e prática profissionais.
Avaliação: A conceção do projeto de investigação/intervenção terá a ponderação de 100% e implicará a sua apresentação oral em grande grupo/turma.Bibliografia
American Psychological Association (2012). Regras Essenciais de Estilo da APA: Guia conciso do manual de publicação da APA (6a ed.). Porto Alegre: Artmed.
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Capucha, L. M., (2008). Planeamento e Avaliação de Projectos - guião prático. Lisboa: Direcção-Geral de Inovação e desenvolvimento Curricular
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