Avaliação em Supervisão Pedagógica
Responsável da Unidade Curricular:
1º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
1. Revela um profundo conhecimento dos conceitos-chave da avaliação
2. Compreende a importância da avaliação ao serviço da melhoria
3. Participa ativamente nos processos de avaliação de instituições educativas
4. Conhece e aplica modelos de avaliação de instituições educativas
5. Concebe, implementa e avalia processos de ADD, ao serviço da melhoria da prestação profissional
6. Promove a integração de processos de avaliação de escolas, de desempenho docente e de formação profissional
7. Apoia e coordena os docentes na organização e avaliação do processo de ensino
8. Integra a avaliação no processo de aprendizagem
9. Avalia metodologias e instrumentos de avaliação, adequando-os aos processos de ensino/aprendizagem
10. Promove nos avaliados hábitos de auto-regulação
Conteúdos programáticos
1. Avaliação: o conceito
1.1. a polissemia do conceito
1.2. finalidades da avaliação: melhoria, prestação de contas, disseminação e enriquecimento/criação de conhecimento
1.3. Referentes da avaliação: criterial, normativa e ipsativa
1.4. O perfil de competências do avaliador
2. Avaliação de escolas
2.1. Os modelos CAF e EFQM - conceitos básicos
2.2. Responsabilidades do profissional docente nos processos de melhoria contínua
3. Avaliação de desempenho
3.1. Os pressupostos
3.2. O processo de auto-avaliação
3.3. A AD enquanto mecanismo de apoio à formação e desenvolvimento pessoal
3.4. A observação de aulas
4. Avaliação das aprendizagens
4.1. Avaliação formadora/autêntica
4.2. A importância da auto-regulação das aprendizagens pelos alunos
Avaliação
- Exposição teórica de conteúdos e realização de reflexões críticas sobre problemáticas relacionadas com os conteúdos da UC
- Momentos de debate presenciais para a partilha de saberes e experiências sobre as questões da avaliação
- Análise e avaliação de estratégias, metodologias e instrumentos de avaliação
- Trabalhos de grupo de forma a poderem aplicar, em contexto de prática simulada, os conceitos e conhecimentos adquiridos.
Avaliação: Trabalho individual: 60% Trabalho de grupo: 40%
Elaboração de um projeto, em grupo, sobre os temas abordados que integre os vários objetivos propostos e permita avaliar o grau de domínio das competências previstas. Este trabalho será complementado por uma reflexão individual, onde se evidenciará as principais aprendizagens realizadas e as suas consequências para o seu trabalho (atual ou futuro) como profissional docente com responsabilidades ao nível da supervisão.Bibliografia
Alaiz, V., Góis, E. & Gonçalves, C. (2003), Autoavaliação de escolas: pensar e praticar. Porto: Ed. ASA
DGAEP, (2006), CAF 2006 estrutura comum de avaliação, melhorar as organizações públicas através da autoavaliação. Lisboa: Dir. Geral da Adm. e do Emprego Público
Gouveia, J.(coord.) (2019). Práticas Pedagógicas - objetivos, métodos e avaliação. Porto: ESEPF
Santiago, P. et al (2012). OECD Reviews of Evaluation and assessment in education: Portugal 2012. OECD Publishing, http://dx.doi.org/10.1787/9789264117020-en
Stuflebeam, D. & Shinkfield, A. (2007). Evaluation Theory, Models and Applications. San Francisco: Jossey-Bass
Caetano, A. (2008). Avaliação de Desempenho. Lisboa: Horizonte
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