Avaliação em Supervisão Pedagógica

Responsável da Unidade Curricular:
1º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
1. Revela um profundo conhecimento dos conceitos-chave da avaliação 2. Compreende a importância da avaliação ao serviço da melhoria 3. Participa ativamente nos processos de avaliação de instituições educativas 4. Conhece e aplica modelos de avaliação de instituições educativas 5. Concebe, implementa e avalia processos de ADD, ao serviço da melhoria da prestação profissional 6. Promove a integração de processos de avaliação de escolas, de desempenho docente e de formação profissional 7. Apoia e coordena os docentes na organização e avaliação do processo de ensino 8. Integra a avaliação no processo de aprendizagem 9. Avalia metodologias e instrumentos de avaliação, adequando-os aos processos de ensino/aprendizagem 10. Promove nos avaliados hábitos de auto-regulação

Conteúdos programáticos
1. Avaliação: o conceito 1.1. a polissemia do conceito 1.2. finalidades da avaliação: melhoria, prestação de contas, disseminação e enriquecimento/criação de conhecimento 1.3. Referentes da avaliação: criterial, normativa e ipsativa 1.4. O perfil de competências do avaliador 2. Avaliação de escolas 2.1. Os modelos CAF e EFQM - conceitos básicos 2.2. Responsabilidades do profissional docente nos processos de melhoria contínua 3. Avaliação de desempenho 3.1. Os pressupostos 3.2. O processo de auto-avaliação 3.3. A AD enquanto mecanismo de apoio à formação e desenvolvimento pessoal 3.4. A observação de aulas 4. Avaliação das aprendizagens 4.1. Avaliação formadora/autêntica 4.2. A importância da auto-regulação das aprendizagens pelos alunos

Avaliação

- Exposição teórica de conteúdos e realização de reflexões críticas sobre problemáticas relacionadas com os conteúdos da UC - Momentos de debate presenciais para a partilha de saberes e experiências sobre as questões da avaliação - Análise e avaliação de estratégias, metodologias e instrumentos de avaliação - Trabalhos de grupo de forma a poderem aplicar, em contexto de prática simulada, os conceitos e conhecimentos adquiridos. Avaliação: Trabalho individual: 60% Trabalho de grupo: 40% Elaboração de um projeto, em grupo, sobre os temas abordados que integre os vários objetivos propostos e permita avaliar o grau de domínio das competências previstas. Este trabalho será complementado por uma reflexão individual, onde se evidenciará as principais aprendizagens realizadas e as suas consequências para o seu trabalho (atual ou futuro) como profissional docente com responsabilidades ao nível da supervisão.

Bibliografia

Alaiz, V., Góis, E. & Gonçalves, C. (2003), Autoavaliação de escolas: pensar e praticar. Porto: Ed. ASA DGAEP, (2006), CAF 2006 estrutura comum de avaliação, melhorar as organizações públicas através da autoavaliação. Lisboa: Dir. Geral da Adm. e do Emprego Público Gouveia, J.(coord.) (2019). Práticas Pedagógicas - objetivos, métodos e avaliação. Porto: ESEPF Santiago, P. et al (2012). OECD Reviews of Evaluation and assessment in education: Portugal 2012. OECD Publishing, http://dx.doi.org/10.1787/9789264117020-en Stuflebeam, D. & Shinkfield, A. (2007). Evaluation Theory, Models and Applications. San Francisco: Jossey-Bass Caetano, A. (2008). Avaliação de Desempenho. Lisboa: Horizonte Fernandes, D. (2005). Avaliação das aprendizagens, desafios às teorias, práticas e políticas. Lisboa: Texto Editores.