Investigação em Educação

Responsável da Unidade Curricular:
1º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Analisar reflexivamente as diferentes teorias e conceitos que definem problemática que envolve uma questão de pesquisa educacional (construção fundamentada da problemática); Explicar e fundamentar as opções metodológicas de investigação em função do objeto de estudo e dos sujeitos que participam na investigação (desenho de projeto); Construir e aplicar diferentes técnicas de recolha e análise de informação (planificação, elaboração e aplicação do projeto); Redigir um relatório de pesquisa (trabalho científico); Comunicar e argumentar acerca dos principais resultados obtidos (apresentação científica do trabalho); Revelar capacidades reflexivas.

Conteúdos programáticos
1. A investigação em educação: pressupostos epistemológicos e metodológicos 2. Metodologias quantitivas e qualitativas 3. Investigação-ação em contextos educativos 3. O itinerário da pesquisa empírica 3.1. Da formulação do problema à construção de hipóteses 3.2. Revisão de literatura, delimitação da problemática teórica e modelo de análise 4. Procedimentos para a recolha de dados 4.1. Observação em contextos educativos 4.2. Inquérito 4.3. Entrevistas 5. Análise de resultados. O recurso a programas informáticos de análise quantitativa e qualitativa. 6. Redação do trabalho científico

Avaliação

Exposição, debate, análise de documentos, trabalhos individual/grupo e análise de observações, problemas e reflexão. Criação de um espaço de reflexão teórico-prático que facilite a aprendizagem dos formandos acerca de conceitos, perspetivas e procedimentos para a condução de um trabalho de investigação; aprendizagem autónoma com recurso a materiais de interesse para os participantes; momentos de debate para a partilha de saberes e experiências sobre questões metodológicas no âmbito da educação; acompanhamento de trabalhos a realizar pelos estudantes. Elaboração de um plano de pesquisa sobre um tema emergente da observação e/ou reflexão das práticas , onde o estudante carateriza o contexto de intervenção e as variáveis consideradas relevantes. Este trabalho será individual e será desenvolvido no relatório de investigação previsto na UC. Trabalho escrito 75% / Comunicação oral 25%

Bibliografia

Albarello, L.; Dignefe, F.; Hiernaux, J.-P. et al (2005).Práticas e métodos de investigação em ciências sociais. Lisboa: Ed. Gradiva, Col.Trajectos. Atkins, L.; Wallace, S. (2012).Qualitative Research in Education. London: Sage. Bell, J. (2008).Como realizar um projecto de investigação. Lisboa: Ed. Gradiva. Coutinho, C. P. (2011). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: Teoria e Prática. Coimbra: Almedina. Quivy, R.; Campenhoudt, L.van (2008). Manual de investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva. Tuckman, B. (2000). Manual de Investigação em Educação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.