Desenvolvimento Profissional Docente

Responsável da Unidade Curricular:
1º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Problematizar a Profissão: professor Distinguir as noções de profissionalização e profissionalidade docente Conhecer o conceito de desenvolvimento profissional docente Diferenciar noções de desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional Conhecer modos de desenvolvimento profissional Distinguir conceções profissionais como racionalidade técnica, racionalidade prática e racionalidade crítica Reconhecer campos do desenvolvimento profissional docente e mudança Identificar processos de (Des)profissionalização e condição docente Diferenciar ciclos de vida profissional

Conteúdos programáticos
1. Profissão: professor 1.1 Noções de profissionalização e profissionalidade docente 2. Conceitos de desenvolvimento profissional doente 2.1 Noções de desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional 2.2 Modos de desenvolvimento profissional 3. Conceções profissionais baseadas em racionalidade técnica, racionalidade prática e racionalidade crítica 4. Desenvolvimento profissional docente e mudança 5. (Des)profissionalização e Mal-estar docente 6. Ciclos de vida profissional

Avaliação

A formação será centrada nas necessidades e expetativas dos estudantes, de forma a que os conceitos e as teorias possam ser mais facilmente apreendidos e transferidos para os respetivos contextos profissionais. Assim, e para além de exposições teóricas a acontecerem também nas horas dedicadas a seminário para apresentação e explicitação dos conceitos a abordar, os formandos serão envolvidos em tarefas práticas, reflexão e discussão de textos e trabalhos em grupo, no âmbito dos quais terão oportunidade de relacionar com a prática o que aprenderem. Os trabalhos a realizar serão apoiados pelos docentes nas horas dedicadas a OT. Formas de avaliação e respetiva ponderação: Trabalho em grupo: 60% Trabalho individual: 40%

Bibliografia

Flores, A. (2016). O futuro da profissão de professor. In Spazziani, L (Org), Profissão Professor: cenários, tensões e perspetivas. (332-335). S. Paulo: Ed. Unesp Formosinho, J. et al (2015). Formação, trabalho e aprendizagem-tradição e inovação nas práticas docentes. Lisboa: Ed. Sílabo Godtsfriedt, J. (2016).Ciclos de Vida Profissional na carreira docente: revisão sistemática da literatura. Corpoconsciência, Cuiabá-MT, 19 (2), 9-17 Gorzoni, S & Davis, C. (2017). O conceito de profissionalidade docente nos estudos mais recentes. Cadernos de Pesquisa, 47, (166), 1396-1413 Nóvoa, A. (Org.)(2014) Profissão professor. Porto:Porto Ed. Santos, B., Spagnolo, C. & Stobaus, C. ( 2018). O desenvolvimento profissional docente na contemporaneidade: implicações transformadoras para o ser e para o fazer. Educação. Porto Alegre, 41, (1), 74-82 Pereira,T.et al (2015). Mal-estar Docente: reflexões sobre os desconfortos presentes no desempenho da profissão. Educação e emancipação, 8, (2), 161-181