Desenvolvimento Profissional Docente
Responsável da Unidade Curricular:
1º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Problematizar a Profissão: professor
Distinguir as noções de profissionalização e profissionalidade docente
Conhecer o conceito de desenvolvimento profissional docente
Diferenciar noções de desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional
Conhecer modos de desenvolvimento profissional
Distinguir conceções profissionais como racionalidade técnica, racionalidade prática e racionalidade crítica
Reconhecer campos do desenvolvimento profissional docente e mudança
Identificar processos de (Des)profissionalização e condição docente
Diferenciar ciclos de vida profissional
Conteúdos programáticos
1. Profissão: professor
1.1 Noções de profissionalização e profissionalidade docente
2. Conceitos de desenvolvimento profissional doente
2.1 Noções de desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional
2.2 Modos de desenvolvimento profissional
3. Conceções profissionais baseadas em racionalidade técnica, racionalidade prática e racionalidade crítica
4. Desenvolvimento profissional docente e mudança
5. (Des)profissionalização e Mal-estar docente
6. Ciclos de vida profissional
Avaliação
A formação será centrada nas necessidades e expetativas dos estudantes, de forma a que os conceitos e as teorias possam ser mais facilmente apreendidos e transferidos para os respetivos contextos profissionais. Assim, e para além de exposições teóricas a acontecerem também nas horas dedicadas a seminário para apresentação e explicitação dos conceitos a abordar, os formandos serão envolvidos em tarefas práticas, reflexão e discussão de textos e trabalhos em grupo, no âmbito dos quais terão oportunidade de relacionar com a prática o que aprenderem. Os trabalhos a realizar serão apoiados pelos docentes nas horas dedicadas a OT.
Formas de avaliação e respetiva ponderação:
Trabalho em grupo: 60%
Trabalho individual: 40%Bibliografia
Flores, A. (2016). O futuro da profissão de professor. In Spazziani, L (Org), Profissão Professor: cenários, tensões e perspetivas. (332-335). S. Paulo: Ed. Unesp
Formosinho, J. et al (2015). Formação, trabalho e aprendizagem-tradição e inovação nas práticas docentes. Lisboa: Ed. Sílabo
Godtsfriedt, J. (2016).Ciclos de Vida Profissional na carreira docente: revisão sistemática da literatura. Corpoconsciência, Cuiabá-MT, 19 (2), 9-17
Gorzoni, S & Davis, C. (2017). O conceito de profissionalidade docente nos estudos mais recentes. Cadernos de Pesquisa, 47, (166), 1396-1413
Nóvoa, A. (Org.)(2014) Profissão professor. Porto:Porto Ed.
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