Liderança e Gestão de Equipas Educativas
Responsável da Unidade Curricular:
1º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Na dimensão cognitiva (saber): conhecer as teorias clássicas da liderança organizacional; aprofundar o modelo da "liderança servidora" e suas atualizações; conhecer os referenciais teórico-práticos do Coaching e do Team Coaching e sua pertinência no atual contexto de inovação educacional; apropriar-se de metodologias e ferramentas necessárias à liderança e gestão de equipas educativas de inovação; saber desenhar um projeto de inovação na ótica de uma equipa educativa. Na dimensão instrumental (saber-fazer): saber manusear instrumentos de diagnóstico, de avaliação e de desempenho de equipas educativas inovadoras; enquanto líder, ser capaz de aplicar os princípios de coaching e saber traçar um processo evolutivo de team coaching com equipas educativas; estar apto a liderar um projeto de inovação em equipa. Na dimensão atitudinal (ser/estar): manifestar comportamentos empáticos e descentrados - escuta ativa e estruturada, rapport, feedback, etc. - "em tarefa" e em situação de liderança.
Conteúdos programáticos
1. Teorias e metáforas de liderança organizacional:
1.1. Teorias clássicas: Teoria dos Traços,Teorias Comportamentais, Teorias Contingenciais
1.2. Intelegência emocional: autoconsciência, autogestão, consciência social, gestão relacional
1.3. Pertinência da "Liderança Servidora" (Robert K. Greenleaf) e suas atualizações
2. Coaching e Team Coaching educacional:
2.1. Coaching: definição, funções e ferramentas essenciais
2.2. Team Coaching: competências, processo e ferramentas específicas
3. Liderança e gestão de equipas educativas em Inovação
3.1. Ser líder e liderar: contextos, condições, determinar e comunicar a Visão, a Missão e a Estratégia
3.2. As Equipas: a motivação como motor; o sentido de pertença como ligação; a distribuição de tarefas
3.3. A Inovação: da ideia ao projeto - desenho, implementação, acompanhamento e avaliação
3.4. Construção de um projeto (prático) de Inovação
3.5. Apresentação e discussão dos projetos elaborados
Avaliação
O conjunto de estratégias ativas a mobilizar [role-play, registo de auto e hetero-observação em contexto profissional, análise crítica e orientada de casos práticos], o recurso a convidados externos [5 seminários-debates] e o feedback individual a fornecer ao estudante (OT), têm em vista operacionalizar os objetivos de aprendizagem previstos. A avaliação das aprendizagens será aferida, cumulativamente: a) pela qualidade da participação e do diálogo construtivo, pela cooperação e comunicação assertiva e empática estabelecida no grupo em situações de role-play, fornecendo-se feedback individual ao mestrando (pontos 1 e 2 = 50%); b) pela realização de trabalho individual escrito (ponto 3 = 50%) que consiste na elaboração de uma reflexão crítica sobre uma entrevista realizada a um líder de mudança educacional.Bibliografia
Greenleaf, R.K. (2015). The Servant as Leader. Ed. The Greenleaf Center for Servant Leadership; rev Edition edition.
Penim, A. T.; Catalão, J. A. (2017). Ferramentas de Team Coaching. Ed. Lidel.
Gonçalves, J.L. (coautor) (2019). Construir Pontes Ubuntu - Para uma Liderança Servidora. Edição: Consórcio "Ubuntu Building Bridges for Peace", Projeto Erasmus+ n.º 2017-3-PT02-KA205-004651. ISBN 978-989-99993-4-3. Cap. I - "A doação de si com propósito e sentido", pp. 19-36; Cap. II - "Liderança Servidora: uma inspiração em contracorrente cultural", pp. 105-111.
OECD-Improving School Leadership - http://www.oecd.org/education/school/improvingschoolleadership-home.htm
School leadership: when good leaders build the future education of Europe. In: https://www.schooleducationgateway.eu/en/pub/latest/practices/school-leadership--when-good-.htm