Inovação Pedagógica Curricular

Responsável da Unidade Curricular:
1º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Interpretar o conceito de inovação Conhecer pedagogias de nova geração Compreender referenciais síntese das competências chave para o século XXI Estimular o desenvolvimento de modelos educativos que atendam aos desafios atuais Fomentar a articulação/gestão dos currículos com os processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação Interpretar as possibilidades de inovação pedagógica e curricular

Conteúdos programáticos
1. Inovação, culturas de inovação e contextos inovadores 2. Pedagogias de nova Geração 3. Gestão Curricular e competências de nova geração 4. Modelos, contextos e práticas de inovação pedagógica e curricular

Avaliação

Estruturadas a partir de uma variabilidade didática, as sessões de T e TP compreendem, entre outras possibilidades: a análise crítica de estudos de casos; através do debate de temas emergentes (seminários), favorecem a problematização do conceito de inovação, culturas e contextos de inovação, em geral, e da inovação pedagógica e curricular, em particular; permitem a partilha das sínteses das leituras temáticas orientadas de artigos/livros de referência na área de interesse do estudante. A elaboração do trabalho será acompanhada nas horas de OT. A estratégia avaliativa assenta, por um lado, na participação crítica do estudante nos debates promovidos nas sessões (25%) e, por outro lado, no trabalho temático individual que defenderá no final do semestre (75%).

Bibliografia

Cohen, A. C. & Fradique, J. (2018). Guia da autonomia e flexibilidade curricular. Lisboa: Raiz editora. Cosme, A. (2018). Autonomia e Flexibilidade Curricular: Propostas e Estratégias de Ação. Porto: Porto Editora. Figueiredo, A. D. (2016). A Pedagogia dos Contextos de Aprendizagem. Revista e Curriculum. São Paulo. v.14,3, 809-836 Gonçalves, D. & Silva, C. V. (2019). Teacher training and professional identity : the contribution of collaborative work in education. Profesorado: Revista de Currículum y Formación del Profesorado, 23(2), 359-376. Gonçalves, D. (2017). Col·legi Mare de Déu dels Ángels: (Trans)Formação educativa ao serviço da condição Humana. In J. Alves & I. Cabral (Orgs.), Uma Outra Escola é Possível (pp. 29-38). Porto: Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa. Manual de Oslo (2005). Diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação, Brasília: OECD/FINEP.