Didática na Gestão Curricular

Responsável da Unidade Curricular:
1º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Conhecer perspetivas didáticas gerais e de áreas disciplinares Reconhecer a importância da articulação científica, pedagógica e didática nas diferentes etapas da gestão curricular Analisar de forma crítica modelos e práticas pedagógicas inter e intradisciplinares Articular coerentemente teoria, práticas e recursos com vista à melhoria da prática profissional docente Construir propostas formativas sustentadas em abordagens pedagógico-didáticas inovadoras Reforçar competências de atuação docente em processos de análise didática

Conteúdos programáticos
1. Referências teórico-metodológicas no âmbito da Didática 2. A Didática na gestão e inovação curricular 2.1 Contributos para o desenho curricular 2.2 Perspetivas sobre a ação educativa 2.3 Modelos e instrumentos para a avaliação 3. Perspetivas didáticas para áreas curriculares

Avaliação

A diversidade de tipologias selecionadas para as horas de contacto da unidade curricular permitirá aliar intencionalidade expositiva (centrada no corpus teórico de referência) e momentos de aprendizagem colaborativa e partilhada. Os contributos dos seminários, maioritariamente direcionados para áreas disciplinares (valorizando partilha de experiências e práticas profissionais) e as dinâmicas previstas para as aulas de natureza teórico-prática (análise de textos da(s) especialidade(s) e de casos práticos e discussão de perspetivas formativas), resultarão em oportunidades de aprofundamento concetual e apropriação de boas práticas profissionais; os estudantes terão tempo de acompanhamento mais personalizado em orientação tutorial. A avaliação basear-se-á nas aprendizagens construídas na UC, evidenciadas numa reflexão individual escrita (50%) e em uma proposta de sequência didática elaborada em grupo (50 %).

Bibliografia

Fourez, G.(2008).Abordagens Didácticas da Interdisciplinaridade. Lisboa: Instituto Piaget. Gonçalves,D., Nogueira,I.C.& Silva, C.V.(2016).Inducing Supervision Practices among peers in a Community of Practice,Journal for Educators,Teachers and Trainers,7(2),108 - 119.Disponível em http://jett.labosfor.com/index.php/jett/article/view/234/291 Roldão,M.C.(2009).Estratégias de Ensino.O Saber e o Agir do Professor. VNGaia:Fundação Manuel Leão Simões,A.R.,Lourenço,M.&Costa,N.(2018).Teacher Education Policy and Practice in Europe: Challenges and Opportunities for the Future.Abingdon:Routledge.(disp https://www.routledge.com/Teacher-Education-Policy-and-Practice-in-Europe-Challenges-and- Opportunities/Simoes-Lourenco-Costa/p/book/ 9781138306431 Vieira,F. (2015). Quando os Professores Investigam a Pedagogia em Busca de uma Educação mais Democrática, Edições Pedago, Coleção : Educação e Formação.