Didática na Gestão Curricular
Responsável da Unidade Curricular:
1º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Conhecer perspetivas didáticas gerais e de áreas disciplinares
Reconhecer a importância da articulação científica, pedagógica e didática nas diferentes etapas da gestão curricular
Analisar de forma crítica modelos e práticas pedagógicas inter e intradisciplinares
Articular coerentemente teoria, práticas e recursos com vista à melhoria da prática profissional docente
Construir propostas formativas sustentadas em abordagens pedagógico-didáticas inovadoras
Reforçar competências de atuação docente em processos de análise didática
Conteúdos programáticos
1. Referências teórico-metodológicas no âmbito da Didática
2. A Didática na gestão e inovação curricular
2.1 Contributos para o desenho curricular
2.2 Perspetivas sobre a ação educativa
2.3 Modelos e instrumentos para a avaliação
3. Perspetivas didáticas para áreas curriculares
Avaliação
A diversidade de tipologias selecionadas para as horas de contacto da unidade curricular permitirá aliar intencionalidade expositiva (centrada no corpus teórico de referência) e momentos de aprendizagem colaborativa e partilhada. Os contributos dos seminários, maioritariamente direcionados para áreas disciplinares (valorizando partilha de experiências e práticas profissionais) e as dinâmicas previstas para as aulas de natureza teórico-prática (análise de textos da(s) especialidade(s) e de casos práticos e discussão de perspetivas formativas), resultarão em oportunidades de aprofundamento concetual e apropriação de boas práticas profissionais; os estudantes terão tempo de acompanhamento mais personalizado em orientação tutorial.
A avaliação basear-se-á nas aprendizagens construídas na UC, evidenciadas numa reflexão individual escrita (50%) e em uma proposta de sequência didática elaborada em grupo (50 %).Bibliografia
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Gonçalves,D., Nogueira,I.C.& Silva, C.V.(2016).Inducing Supervision Practices among peers in a Community of Practice,Journal for Educators,Teachers and Trainers,7(2),108 - 119.Disponível em http://jett.labosfor.com/index.php/jett/article/view/234/291
Roldão,M.C.(2009).Estratégias de Ensino.O Saber e o Agir do Professor. VNGaia:Fundação Manuel Leão
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