Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_base has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 85

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_fault has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 1007

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_xmlschema has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 1095

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; soapval has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 2067

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; soap_transport_http has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 2169

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_server has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 3474

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; wsdl has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 4597

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_parser has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 6532

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_client has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 7183

Conceção de Trabalho de Projeto

Responsável da Unidade Curricular:
1º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Conhecer conceitos, teorias e modelos sobre projetos Compreender a importância de projetos que adequem de forma articulada os seus diversos elementos (objetivos, problemas, situações, ações, estratégias, recursos, modos de avaliação, calendarização,. . . ) Mobilizar conhecimentos sobre conceção de projetos em desenho de projetos Analisar projetos relativos a diferentes contextos sócio-educativos e de formação Desenhar projetos adequados à diversidade de situações e dos contextos sócio-educativos e de formação

Conteúdos programáticos
1. Paradigma(s) investigativo(s): questões ontológicas, epistemológicas e metodológicas 2. Elementos/etapas configuradores de projetos de investigação/intervenção 3. O desenho do projeto de investigação/intervenção 4. A avaliação de projetos de investigação/intervenção 5. Análise de projetos de investigação/intervenção

Avaliação

A partir da identificação prévia de problemáticas do ensino, aprendizagem e formação, nos seminários serão criadas oportunidades de contacto com fundamentos teóricos e práticas de intervenção, nomeadamente decorrentes da análise de trabalhos de projetos desenvolvidos nas áreas de especialização do CE. As aulas de orientação tutorial, em que os estudantes serão acompanhados de forma mais personalizada (individualmente e/ou em pequenos grupos) proporcionarão a sua imersão no processo de elaboração de um projeto, onde recuperarão também e de forma integrada tanto conhecimentos adquiridos nas diversas UC do CE como emergentes das suas experiência e prática profissionais. Avaliação: A conceção do projeto de investigação/intervenção terá a ponderação de 100% e implicará a sua apresentação oral em grande grupo/turma.

Bibliografia

American Psychological Association (2012). Regras Essenciais de Estilo da APA: Guia conciso do manual de publicação da APA (6a ed.). Porto Alegre: Artmed. Bogdan, R., (2013). Investigação Qualitativa em Educação - uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora Quivy, R., Campenoudt, Luc Van, (2008). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva Raynal, S., (2000). A gestão por projecto. Lisboa: Instituto Piaget. Capucha, L. M., (2008). Planeamento e Avaliação de Projectos - guião prático. Lisboa: Direcção-Geral de Inovação e desenvolvimento Curricular Ridley, D. (2008). T he literature review: a step-by-step guide for students. London: Sage. Walliman, N. (2005). Your research project (2nd Ed.). London. SAGE.