Desenvolvimento de Aprendizagens Significativas

Responsável da Unidade Curricular:
1º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
- Reconhecer as mudanças de paradigma introduzidas pela atual legislação. - Refletir sobre o papel do docente de ensino regular na gestão da sala de aula. - Identificar a diferenciação curricular. - Discutir as possibilidades de diferenciação curricular. - Adquirir competências básicas sobre construção e desenvolvimento de currículos.

Conteúdos programáticos
1. Enquadramento legislativo 2. Implicações da abordagem multinível 3. Diferenciação pedagógica na sala de aula 3.1. Decisões a tomar pelo docente 3.2. Desenho Universal para a aprendizagem 3.3. Estratégias de trabalho colaborativo 4. Implementação de medidas seletivas e adicionais 4.1. Processo de identificação da necessidade de medidas 4.2. Respostas organizacionais na escola 5. O Centro de Apoio à Aprendizagem como construtor de novas aprendizagens formativas

Avaliação

Serão propostas diversas atividades aos estudantes (leitura de textos, resenha crítica de textos, exposição e reflexão sobre casos concretos, fóruns de discussão). A avaliação contempla a realização de um trabalho final individual de reflexão sobre temáticas propostas pelo docente (100%)

Bibliografia

Cosme, A.; Trindade, R. (2012). A Gestão curricular como um desafio epistemológico: A diferenciação educativa em debate. Interacções, nº 22,pp. 62-82. Disponível em www.eses.pt/interaccoes. Leite, T. (2011). Currículo e Necessidades Educativas Especiais. Aveiro: Universidade de Aveiro. Moreira, A. F.; Silva, T. T. (org). (2000). Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez. Pereira, F. (coord). (2018). Para uma Educação Inclusiva: Manual de Apoio à Prática. Lisboa: Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação (DGE). Silva, F. (2010). Entre o processo civilizador e a gestão controlada do currículo: a escola inclusiva "dos deficientes". Currículo sem Fronteiras, v.10, n.2, pp.214-227