Desenvolvimento de Aprendizagens Significativas
Responsável da Unidade Curricular:
1º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
- Reconhecer as mudanças de paradigma introduzidas pela atual legislação.
- Refletir sobre o papel do docente de ensino regular na gestão da sala de aula.
- Identificar a diferenciação curricular.
- Discutir as possibilidades de diferenciação curricular.
- Adquirir competências básicas sobre construção e desenvolvimento de currículos.
Conteúdos programáticos
1. Enquadramento legislativo
2. Implicações da abordagem multinível
3. Diferenciação pedagógica na sala de aula
3.1. Decisões a tomar pelo docente
3.2. Desenho Universal para a aprendizagem
3.3. Estratégias de trabalho colaborativo
4. Implementação de medidas seletivas e adicionais
4.1. Processo de identificação da necessidade de medidas
4.2. Respostas organizacionais na escola
5. O Centro de Apoio à Aprendizagem como construtor de novas aprendizagens formativas
Avaliação
Serão propostas diversas atividades aos estudantes (leitura de textos, resenha crítica de textos, exposição e reflexão sobre casos concretos, fóruns de discussão). A avaliação contempla a realização de um trabalho final individual de reflexão sobre temáticas propostas pelo docente (100%)Bibliografia
Cosme, A.; Trindade, R. (2012). A Gestão curricular como um desafio epistemológico: A diferenciação educativa em debate. Interacções, nº 22,pp. 62-82. Disponível em www.eses.pt/interaccoes.
Leite, T. (2011). Currículo e Necessidades Educativas Especiais. Aveiro: Universidade de Aveiro.
Moreira, A. F.; Silva, T. T. (org). (2000). Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez.
Pereira, F. (coord). (2018). Para uma Educação Inclusiva: Manual de Apoio à Prática. Lisboa: Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação (DGE).
Silva, F. (2010). Entre o processo civilizador e a gestão controlada do currículo: a escola inclusiva "dos deficientes". Currículo sem Fronteiras, v.10, n.2, pp.214-227