Ambientes de Aprendizagem Equitativos e Interação Social
Responsável da Unidade Curricular:
1º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
- Distinguir os principais conceitos associados à educação inclusiva.
- Explicar fatores facilitadores e barreiras à participação.
- Propor diferentes estratégias para promover o envolvimento e a capacitação familiar.
- Resolver conflitos intrínsecos e extrínsecos.
- Compreender o impacto da sociedade na criação de ambientes mais equitativos.
- Interpretar os contributos de outros grupos e instituições envolvidos.
- Reconhecer a importância do trabalho em equipa.
- Avaliar os recursos físicos e humanos da escola.
- Apresentar possíveis fatores de risco e protetores nas transições.
- Conhecer o trabalho das equipas de intervenção precoce em Portugal.
Conteúdos programáticos
1. Abordagem e relação de conceitos essenciais: equidade, deficiência, doença, diversidade, handicap, resiliência, facilitadores, barreiras, fatores ambientais, atividades e participação, abordagem biopsicossocial, ...
2. A sociedade na interação social equitativa
2.1. O papel dos amigos, conhecidos, pares, vizinhos e membros da comunidade
2.2. Contextos não-formais de educação inclusiva
3. Abordagem centrada na família
3.1. Intervenção precoce na infância: em Portugal, práticas recomendadas, sistema integrado (colaboração intersectorial e transdisciplinar), avaliação de programas, perfil profissional
4. Cultura, estrutura e funcionamento da escola
4.1. Interação professor-aluno, efeito de turma e do professor
4.2. Gestão de comportamentos e conflitos intrínsecos e extrínsecos
4.3. Estratégias e recursos a utilizar em práticas pedagógicas personalizadas e a desenvolver em ambientes inclusivos.
5. Transições: para o meio escolar, vida pós-escolar, acesso ao ensino superior.
Avaliação
No decurso das aulas da UC serão combinados os métodos expositivo, interrogativo, ativo e demonstrativo no sentido de desafiar os estudantes, individualmente e em grupo, na construção do seu saber. A partir de estudos de caso apresentandos pelos mestrandos ou através de vídeos ou textos, analisaremos as distintas realidades com base em grelhas de suporte, informadas pela literatura, procurando mobilizar os conhecimentos prévios, refletir criticamente sobre as práticas educativas.
Avaliação:
1. recensão crítica, individual, de um artigo ou capítulo de livro (20%);
2. relatório em grupo relativo à concepção ou à implementação e avaliação de um programa de intervenção (50%);
3. poster, em grupo, a apresentar no encerramento da UC sobre o programa de intervenção (30%) Bibliografia
Agência Europeia para o Desenvolvimento da Educação Especial. (2005). Educação inclusiva e práticas de sala de aula nos 2º e 3º ciclos do ensino básico. Disponível em http://www.european-agency.org/publications/ereports/iinclusive-educationand classroom-practice-in-secondary-education/iecp-secondary-pt.pdf/view.
Almeida, L.C.I.C.d., et al. (2015). Práticas Recomendadas Em Intervenção Precoce Na Infância: Um Guia Para Profissionais, A.N.d.I. Precoce, Editor Associação Nacional de Intervenção Precoce.
Alves, M.M. (2009). Intervenção precoce e educação especial: práticas de intervenção centradas na família. Viseu: PsicoSoma.
Dgidc (2011). Educação especial e educação inclusiva. Indicadores chave para o desenvolvimento das escolas guia para diretores. Estoril: Editora Cercica.
Houlette, M. A., Gaertner, S. L., Johnson, et al. (2004). Developing a more inclusive social identity: An elementary school intervention. Journal of Social Issues, 60, 35 - 55.