Pensamento Educacional Contemporâneo

Responsável da Unidade Curricular:
1º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Refletir sobre fenómenos educacionais, mobilizando quadros epistemológicos diversos Problematizar temáticas educativas atuais, traduzindo-as em problemas de investigação Construir um quadro de referenciação aberto e crítico sobre educação e sociedade contemporâneas Interpretar a sociedade contemporânea nos seus dinamismos sociais, culturais, educativos, políticos, artísticos e económicos Fomentar o desenvolvimento de uma prática educativa transformadora a partir dos referenciais e práticas de múltiplos saberes

Conteúdos programáticos
1. Tempo(s), espaço(s) e pensamento(s) educacionais contemporâneos 2. Educação e Sociedade Contemporânea: principais indicadores de caracterização da sociedade portuguesa contemporânea 3. Educação, Equidade e Inclusividades 4. A Educação Artística como reflexo da cultura contemporânea 5. Saúde, desenvolvimento sustentável e pedagogia 6. Praxis educativa emancipatória e articulação de saber(es)

Avaliação

Será fornecido um conjunto de textos, e outros recursos pedagógicos, para que o estudante analise, discuta e retire conclusões sobre o pensamento educacional contemporâneo. O estudante ou professor serão responsáveis pelas sínteses finais das temáticas em estudo e discussão. Todo o trabalho será enriquecido pela procura de bibliografia e estudo conseguido no trabalho autónomo do estudante. Há um investimento no desenvolvimento de uma metodologia de investigação que promova a colocação de questões, a busca de informação documental e a inter ajuda no trabalho a desenvolver em pequeno ou em grande grupo, bem como a criação de um ambiente favorável aos debates abertos na aula favorecendo aprendizagens tanto aos que escutam como aos que expõem os seus pontos de vista acolhendo a diversidade de opiniões. 30% Reflexão individual; 70% Apresentação de um trabalho de grupo.

Bibliografia

Barreto, A. (2017). De Portugal para a Europa, Lisboa: Relógio d'Água Gonçalves, D. & Silva, C. V.(2019).Teacher training and professional identity:the contribution of collaborative work in education.Profesorado:Revista de Currículum y Formación del Profesorado, 23(2), 359-376. Jarvis, P. (2001). The age of learning:Education and the knowledge society. Londres: Kogan Page. Lopéz, J. L. (2012). Facilitadores de la inclusión. Revista Educación Inclusiva, 5(1),175-187. Oliveira, M. (2017). A Educação Artística no trilho de uma nova Cidadania. Revista de Estudos e Investigación en Psicología y Educacíon. v. Extr., n. 06 pp. 11-15 Rodrigues, D. (org.) (2003). Perspetivas sobre a inclusão. Da educação à sociedade. Porto:Porto Editora. Vitón de Antonio, M. J.(2017)Desarrollo de habilidades para una vida excelente personal y socio-profesional. Buenas praxis y diálogo intercultural de prácticas, saberes y conocimientos. Dedica.Revista de Educação e Humanidades,12, 101-118.