Pensamento Educacional Contemporâneo
Responsável da Unidade Curricular:
1º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Refletir sobre fenómenos educacionais, mobilizando quadros epistemológicos diversos
Problematizar temáticas educativas atuais, traduzindo-as em problemas de investigação
Construir um quadro de referenciação aberto e crítico sobre educação e sociedade contemporâneas
Interpretar a sociedade contemporânea nos seus dinamismos sociais, culturais, educativos, políticos, artísticos e económicos
Fomentar o desenvolvimento de uma prática educativa transformadora a partir dos referenciais e práticas de múltiplos saberes
Conteúdos programáticos
1. Tempo(s), espaço(s) e pensamento(s) educacionais contemporâneos
2. Educação e Sociedade Contemporânea: principais indicadores de caracterização da sociedade portuguesa contemporânea
3. Educação, Equidade e Inclusividades
4. A Educação Artística como reflexo da cultura contemporânea
5. Saúde, desenvolvimento sustentável e pedagogia
6. Praxis educativa emancipatória e articulação de saber(es)
Avaliação
Será fornecido um conjunto de textos, e outros recursos pedagógicos, para que o estudante analise, discuta e retire conclusões sobre o pensamento educacional contemporâneo. O estudante ou professor serão responsáveis pelas sínteses finais das temáticas em estudo e discussão. Todo o trabalho será enriquecido pela procura de bibliografia e estudo conseguido no trabalho autónomo do estudante. Há um investimento no desenvolvimento de uma metodologia de investigação que promova a colocação de questões, a busca de informação documental e a inter ajuda no trabalho a desenvolver em pequeno ou em grande grupo, bem como a criação de um ambiente favorável aos debates abertos na aula favorecendo aprendizagens tanto aos que escutam como aos que expõem os seus pontos de vista acolhendo a diversidade de opiniões. 30% Reflexão individual; 70% Apresentação de um trabalho de grupo.Bibliografia
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