Neurociências e Educação

Responsável da Unidade Curricular:
1º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Compreender os principais contributos das neurociências em relação à educação e à aprendizagem Apresentar propostas interdisciplinares entre as neurociências e a educação para novos desafios de aprendizagem ativa Repensar sobre o que é ensinado, como se ensina e como se avalia a aprendizagem. Aplicar os novos contributos do "cérebro social"

Conteúdos programáticos
1. As neurociências e os seus contibutos para a educação 1.1. A maturação, o crescimento e o desenvolvimento do sistema nervoso 1.2. A concentração e a atenção como habilidades essenciais para a aprendizagem mediatizada pela neuroplasticidade 1.3. O cerebro "social". O método de neuroaprendizagem: hiperconexões e aceleração. 2. A neuroimagiologia do funcionamento sociocognitivo 2.1. As implicações para o neurodesenvolvimento normativo 3. A educabilidade precoce e as neurociências. 3.1. Os períodos críticos na infância e o mapa de realização 3.2. A neuroimagem no estudo dos processos de maturação cerebral e a relação com o desenvolvimento sóciocognitivo. 4. A autorrealização, os padróes de construção de conhecimentos e a neuroplasticidade 5. A Emoção Como Fator de Motivação. O Impacto da Atenção Plena 6. A vivência neuroética

Avaliação

Os métodos de ensino serão predominantemente expositórios nas aulas teóricas, com abordagem e enquadramento dos diferentes conceitos. As aulas teórico-práticas serão destinadas à resolução de problemas sob orientação do professor. Quanto à exposição teórica far-se-á prevalecer uma forte interação entre os conceitos e a sua aplicação concreta. A transformação dos conceitos em ferramentas de trabalho será atingida pelo incentivo ao trabalho pessoal. O ensino da unidade curricular é complementado pelos períodos de atendimento aos alunos. Avaliação: trabalho escrito individual sobre os contributos das neurociências para a educação (50%); apresentação simulada de trabalho de grupo sobre a criação de um currículo inovador para "novos cérebros"(50%)

Bibliografia

Cosenza, R. (Autor), Guerra L. (2011). Neurociência e educação: Como o cérebro aprende, Porto Alegre:Artmed Editora Kerlchtermans, G. (2009). O comprometimento profissional para além do contrato: Autocompreensão, vulnerabilidade e reflexão dos professores. In Flores, Simão e Veiga, Aprendizagem e desenvolvimento profissional de Professores: Contextos e Perspectivas. Mangualde: Edições Pedago. (61-98). Queiroz , J. (2018). Neuroaprendizagem. Fundamentos Neurocientíficos da Instrução e do Aprendizado. Lisboa: Clube de autores Mora, F. (2015). Neuroeducación. Madrid: Alianza Editorial. Relvas, M. (2010). Neurociência e educação - Potencialidades dos géneros humanos na sala de aula. 2.ed. Editora WAK. Sala, S. D. e Anderson, M. (2012). Neuroscience in Education. Oxford: Oxford University. Sousa, D. A. (2014). Neurociencia educativa. Mente, cerebro y educación. Madrid: Narcea.