Neurociências e Educação
Responsável da Unidade Curricular:
1º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Compreender os principais contributos das neurociências em relação à educação e à aprendizagem
Apresentar propostas interdisciplinares entre as neurociências e a educação para novos desafios de aprendizagem ativa
Repensar sobre o que é ensinado, como se ensina e como se avalia a aprendizagem.
Aplicar os novos contributos do "cérebro social"
Conteúdos programáticos
1. As neurociências e os seus contibutos para a educação
1.1. A maturação, o crescimento e o desenvolvimento do sistema nervoso
1.2. A concentração e a atenção como habilidades essenciais para a aprendizagem mediatizada pela neuroplasticidade
1.3. O cerebro "social". O método de neuroaprendizagem: hiperconexões e aceleração.
2. A neuroimagiologia do funcionamento sociocognitivo
2.1. As implicações para o neurodesenvolvimento normativo
3. A educabilidade precoce e as neurociências.
3.1. Os períodos críticos na infância e o mapa de realização
3.2. A neuroimagem no estudo dos processos de maturação cerebral e a relação com o desenvolvimento sóciocognitivo.
4. A autorrealização, os padróes de construção de conhecimentos e a neuroplasticidade
5. A Emoção Como Fator de Motivação. O Impacto da Atenção Plena
6. A vivência neuroética
Avaliação
Os métodos de ensino serão predominantemente expositórios nas aulas teóricas, com abordagem e enquadramento dos diferentes conceitos. As aulas teórico-práticas serão destinadas à resolução de problemas sob orientação do professor. Quanto à exposição teórica far-se-á prevalecer uma forte interação entre os conceitos e a sua aplicação concreta. A transformação dos conceitos em ferramentas de trabalho será atingida pelo incentivo ao trabalho pessoal. O ensino da unidade curricular é complementado pelos períodos de atendimento aos alunos.
Avaliação: trabalho escrito individual sobre os contributos das neurociências para a educação (50%); apresentação simulada de trabalho de grupo sobre a criação de um currículo inovador para "novos cérebros"(50%)Bibliografia
Cosenza, R. (Autor), Guerra L. (2011). Neurociência e educação: Como o cérebro aprende, Porto Alegre:Artmed Editora
Kerlchtermans, G. (2009). O comprometimento profissional para além do contrato: Autocompreensão, vulnerabilidade e reflexão dos professores. In Flores, Simão e Veiga, Aprendizagem e desenvolvimento profissional de Professores: Contextos e Perspectivas. Mangualde: Edições Pedago. (61-98).
Queiroz , J. (2018). Neuroaprendizagem. Fundamentos Neurocientíficos da Instrução e do Aprendizado. Lisboa: Clube de autores
Mora, F. (2015). Neuroeducación. Madrid: Alianza Editorial.
Relvas, M. (2010). Neurociência e educação - Potencialidades dos géneros humanos na sala de aula. 2.ed. Editora WAK.
Sala, S. D. e Anderson, M. (2012). Neuroscience in Education. Oxford: Oxford University.
Sousa, D. A. (2014). Neurociencia educativa. Mente, cerebro y educación. Madrid: Narcea.