Modelos e Práticas de Supervisão Pedagógica

Responsável da Unidade Curricular:
1º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Problematizar o ato educativo da supervisão pedagógica Identificar os principais contextos para a prática supervisiva Analisar criticamente modelos e práticas de supervisão Identificar diferentes cenários, modelos, estilos e instrumentos de supervisão Desenvolver competências de intervenção em supervisão pedagógica

Conteúdos programáticos
1. Supervisão Pedagógica e Orientação da Prática Profissional 1.1. Conceitos de supervisão pedagógica 1.2. Modelos de supervisão pedagógica 1.3. Supervisão como um instrumento de formação, inovação e mudança 2. Supervisão e desenvolvimento profissional 2.1. Supervisão, colegialidade e liderança partilhada 2.2. Competências de supervisão pedagógica 2.3. Estilos de supervisão e auto-supervisão 3. Referenciais e Práticas de Supervisão Pedagógica 3.1. Ciclo(s) de supervisão 3.2. Instrumentos e estratégias de supervisão 3.3. A supervisão pedagógica baseada em casos

Avaliação

Será fornecido um conjunto de recursos pedagógicos para que o estudante analise, discuta e tire conclusões sobre questões atuais da Escola, da Educação e da função da Supervisão Pedagógica. O docente será sempre o pivot e o mediador das aprendizagens. A avaliação das aprendizagens desta unidade curricular processa-se através dos seguintes produtos avaliativos: Trabalho Individual: 60% - consiste numa REFLEXÃO CRITiCA onde o estudante se posiciona enquanto profissional da educação face aos desafios que a SUPERVISÃO pode levantar; Trabalho de Grupo: 40% - consiste na apresentação da temática estudada, a partir de um caso; Explana as principais linhas explicativas do tema (o que é); Partindo do conceito de supervisão, explicita o fundamento/raiz das práticas educativas subjacentes à temática (porquê); Demonstra as principais finalidades/funções educativas desta temática (para quê); Propõe algumas questões para debate de grupos, tendo em conta o caso explanado.

Bibliografia

Alarcão, I. e Roldão, M.C. (2008). Supervisão. Um contexto de desenvolvimento profissional dos professores. Mangualde. Edições Pedago Gonçalves, D. & Pereira, F (2016). A supervisão pedagógica na liderança de estruturas intermédias. In C. Mesquita, M.V. Pires, M. & R. P. Lopes (Eds.), Livro de Atas do 1.º INCTE (491-498). Bragança: Instituto Politécnico Gonçalves, D., Duarte F., (2014). Supervisão Pedagógica e Desenvolvimento Profissional: perspetivas e práticas dos professores de ensino regular e de educação especial. Trabalho Docente e Formação. CIIE, 5318-5330 Simões, H., Nascimento, M. A., Vaz-Rebelo, P. (2012).Teachers' supervision in Portugal, In A. Swennen, P. Vaz-Rebelo et al. IV ATEE Conference. Professional development of teacher educators: Bringing together policy, practice and research Vieira, F., Paiva, M., Barbosa, I., & Moreira, M. A. (2010).No caleidoscópio da supervisão: Imagens da formação e da pedagogia. Mangualde: Edições Pedago