Planeamento Estratégico e Qualidade em Educação

Responsável da Unidade Curricular:
1º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
Conhecer os instrumentos de autonomia de escolas, designadamente o projeto educativo e os processos de autoavaliação Saber elaborar projetos educativos Saber elaborar estratégias de avaliação interna Utilizar a avaliação ao serviço da gestão do desempenho da instituição educativa, com base na relação entre avaliação interna, qualidade e melhoria contínua Selecionar e adequar modelos de gestão da qualidade (ISO, EFQM, CAF) às especificidades da administração educativa, no âmbito de processos de avaliação interna Problematizar referenciais de Garantia da Qualidade na Educação: Politicas e Abordagens à Avaliação das Escolas na Europa

Conteúdos programáticos
1. Prospetiva da Educação - tendências 2. Enquadramento teórico dos processos de autonomia de escolas (PE e autoavaliação) e dos mecanismos de gestão de qualidade 3. Projeto - conceito, princípios e pressupostos 3.1. KPI 4. Projetos Educativos - conceção e implementação 5. Projetos Educativos - monitorização 6. Metodologias e instrumentos de gestão de qualidade (EFQM)

Avaliação

As aulas teóricas e teórico-práticas serão destinadas à resolução de problemas sob orientação do docente. Quanto à exposição teórica far-se-á prevalecer uma forte interação entre os conceitos e a sua aplicação concreta. A transformação dos conceitos em ferramentas de trabalho será atingida pelo incentivo ao trabalho pessoal. Assim, privilegia-se modelos de aprendizagem centrados nos discentes. As aulas serão organizadas de forma a intercalar a dimensão teórica e a dimensão prática. Os alunos selecionarão um agrupamento de escolas e conceberão a estratégia de elaboração de um PE, bem como os mecanismos da sua avaliação (trabalho de grupo). Também elaborarão uma reflexão individual (onde explicitarão as principais aprendizagens realizadas e os principais benefícios que tais aprendizagens poderão trazer para o desempenho futuro da sua função). A avaliação inclui : trabalho grupo (50%) e trabalho final individual escrito (50%).

Bibliografia

Alaiz, V, Góis, E. & Gonçalves, C. (2003). Autoavaliação de escolas: pensar e praticar. Porto: ASA Azevedo, R. (coord.) (2011). Projetos educativos: elaboração, monitorização e avaliação - Guiao de apoio. Lisboa: ANG Bidarra et al (2018). Atitudes dos professores face à avaliação de escolas. Indagatio Didactica, vol.10(2), junho 2018. (2010). DGAEP, (2006). CAF 2006 Estrutura comum de avaliação, melhorar as organizações públicas através da autoavaliação. Lisboa: Dir. Geral da Adm. e do Emprego Público Stufflebeam, D. & Shinkfield, A. (2007).Evaluation Theory, Models and Applications. San Francisco:Jossey-BassCite Comissão Europeia/EACEA/Eurydice (2015). Garantia da Qualidade na Educação: Políticas e Abordagens à Avaliação das Escolas na Europa. Relatório Eurydice.