Tecnologia e Comunicação Aumentativa e Alternativa

Responsável da Unidade Curricular:
1º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
-Conhecer recursos tecnológicos inclusivos -Selecionar recursos tecnológicos e de comunicação de acordo com as necessidades da criança -Utilizar recursos tecnológicos e de comunicação de acordo com os objetivos definidos pelo profissional para a intervenção -Criar sentido crítico, criativo e inclusivo sobre os recursos tecnológicos e de comunicação

Conteúdos programáticos
1. Investigar em Tecnologia Educativa 2. O brinquedo programável e a robótica 2.1. Os recursos e as suas potencialidades 3. Recursos abertos, flexíveis e inclusivos 4. Autoregulação e dispersão 5. Centros de Apoio à Aprendizagem 6. Perturbação da competência comunicativa: causas e consequências 7. Comunicação Aumentativa e Alternativa: definição 7.1. SAAC's: sem ajuda e com ajuda 7.2. Tecnologias de Apoio à Comunicação: baixa e alta tecnologia 7.3. Processo de Avaliação: métodos e competências a avaliar no potencial usário de um SAAC 7.4. Estratégias de ensino de um SAAC; 7.5. O papel dos pais/cuidadores como facilitadores do uso de SAACs; 8. Importância da adaptação do contexto e das actividades pedagógicas.

Avaliação

As metodologias usadas valorizam a reflexão individual aprofundada sobre as temáticas abordadas, fazendo a articulação com o percurso pessoal e profissional dos estudantes, as suas vivências no terreno educativo e as expetativas para o futuro. A distribuição da tipologia das horas reflete a vertente construtiva da avaliação que envolve quer professores, quer alunos. Tendo em conta que a uc proporcionará o contacto com recursos efetivos, espera-se que estes sejam experimentados de forma muito concreta em contexto educativo. A avaliação será de caráter contínuo e decorre do constante acompanhamento dos trabalhos dos estudantes pelos docentes. Serão reservados dois períodos específicos para a partilha de projetos desenvolvidos: um intermédio e outro final. A proposta de avaliação baseia-se num trabalho colaborativo entre os docentes da uc que, em conjunto, estarão presentes nos momentos mais formais de apresentação dos trabalhos. O trabalho desenvolvido por cada estudante valerá 100%.

Bibliografia

Heredero, E. S. (2014). Tecnologías de la información y comunicación TIC en educación especia. Madrid: UAH. Hill, B. A. (2014). Breaking Through: Using Educational Technology for Children with Special Needs. Nova Iorque: Square One Publishers. Nuttall, J. R., Nuttall, L. (2013). Dyslexia and the iPad: Overcoming Dyslexia with Technology. Edição Amazon. Beukelman, D., Mirenda P.,Garrett, K.,& Light, J.(2013).Augmentative and Alternative Communication: Supporting Children and Adults with Complex Communication Needs. Baltimore:Paul Pub. Pinheiro, A. (2012). Cruzar Educadores na Internet. Porto Livpsic.