Projeto de Investigação/Intervenção
Responsável da Unidade Curricular:
1º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
- Conceber, executar e avaliar um projeto de investigação/intervenção nas áreas específicas do mestrado
- Desenhar um plano de investigação/intervenção
- Conceber metodologias e instrumentos de recolha de dados, em função de objetivos definidos
- Analisar dados quantitativos e qualitativos
- Gerir intervenções, em função de objetivos e prazos definidos
- Avaliar projetos (implementação, progresso e resultados)
- Adotar mecanismos de controlo de qualidade, com vista à melhoria contínua
Conteúdos programáticos
1. Projetos de investigação e de intervenção
i. Metodologias e instrumentos de recolha de dados
ii. Análise qualittiva e quantitativa de dados
iii. Avaliação de progressos (resultados, impacto, atividades, recursos)
Avaliação
METODOLOGIA
O Trab. Proj. será na área espec. da PG. O tema, escolhido, é de natureza individ. Será atribuído um docente que, orienta a conceção, execução e aval. do proj. de invest/interv. e conduz o estud. no desenho de um plano de invest/interv., garantindo assim a coerência com os objet. de aprend. Assim, a orient., que envolve o acompanha/º continuado do T. de Proj., permite uma resposta individ. às necessidades do estud, através dos contributos científ. e da direção da pesquisa. Os Seminários incluem componentes expositivas do docente e apresent. de temáticas relacionadas com a elab. do T. de Proj. Os Sem. desenvolvem uma metodol. de ensino, que se encontra em consonância com os objet. definidos, uma vez que assegura uma transm. direta de conhecim/ºs possibilitando que os estud. tenham sustentação para conceber, executar e avaliar o proj. de invest/interv. que estão a elaborar.
ESTRATÉGIAS E MÉTODOS DE AVALIAÇÃO
Estratégias e recursos utilizados:
- Trabalho de Projeto
Descrição: O acompanhamento dos discentes será realizado por uma equipa de docentes (orientadores) que assegurem as dimensões em causa: a científica e técnica, assim como a metodológica, sob a supervisão do orientador principal e em articulação estreita com os responsáveis da UC.
Formas de avaliação e respetiva ponderação: Projeto de investigação/intervenção: 100 %
Descrição: Avaliação contínua e formativa do processo e avaliação final e sumativa do produto (gestão e avaliação de um projeto de investigação/intervenção), apresentado em sessão presencial.
Bibliografia
Albarello, L; Digneffe, F; Hiernaux, J-P et al (2011). Práticas e métodos de investigação em ciências sociais. Lisboa: Ed. Gradiva, Col. Trajectos
Bogdan, R., (2013). Investigação Qualitativa em Educação - uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora
Flick, U. (2013) métodos qualitativos na investigação científica. Lisboa: Monitor
Freixo, M. (2009). Metodologia Científica: Fundamentos, Métodos e técnicas. Lisboa: Instituto Piaget.
Naranjo, E. S. & Ramos, S. T. C. (2014). Metodologia da investigação científica. Lisboa: Escolar Editora.