Projeto de Investigação/Intervenção

Responsável da Unidade Curricular:
1º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
- Conceber, executar e avaliar um projeto de investigação/intervenção nas áreas específicas do mestrado - Desenhar um plano de investigação/intervenção - Conceber metodologias e instrumentos de recolha de dados, em função de objetivos definidos - Analisar dados quantitativos e qualitativos - Gerir intervenções, em função de objetivos e prazos definidos - Avaliar projetos (implementação, progresso e resultados) - Adotar mecanismos de controlo de qualidade, com vista à melhoria contínua

Conteúdos programáticos
1. Projetos de investigação e de intervenção i. Metodologias e instrumentos de recolha de dados ii. Análise qualittiva e quantitativa de dados iii. Avaliação de progressos (resultados, impacto, atividades, recursos)

Avaliação

METODOLOGIA O Trab. Proj. será na área espec. da PG. O tema, escolhido, é de natureza individ. Será atribuído um docente que, orienta a conceção, execução e aval. do proj. de invest/interv. e conduz o estud. no desenho de um plano de invest/interv., garantindo assim a coerência com os objet. de aprend. Assim, a orient., que envolve o acompanha/º continuado do T. de Proj., permite uma resposta individ. às necessidades do estud, através dos contributos científ. e da direção da pesquisa. Os Seminários incluem componentes expositivas do docente e apresent. de temáticas relacionadas com a elab. do T. de Proj. Os Sem. desenvolvem uma metodol. de ensino, que se encontra em consonância com os objet. definidos, uma vez que assegura uma transm. direta de conhecim/ºs possibilitando que os estud. tenham sustentação para conceber, executar e avaliar o proj. de invest/interv. que estão a elaborar. ESTRATÉGIAS E MÉTODOS DE AVALIAÇÃO Estratégias e recursos utilizados: - Trabalho de Projeto Descrição: O acompanhamento dos discentes será realizado por uma equipa de docentes (orientadores) que assegurem as dimensões em causa: a científica e técnica, assim como a metodológica, sob a supervisão do orientador principal e em articulação estreita com os responsáveis da UC. Formas de avaliação e respetiva ponderação: Projeto de investigação/intervenção: 100 % Descrição: Avaliação contínua e formativa do processo e avaliação final e sumativa do produto (gestão e avaliação de um projeto de investigação/intervenção), apresentado em sessão presencial.

Bibliografia

Albarello, L; Digneffe, F; Hiernaux, J-P et al (2011). Práticas e métodos de investigação em ciências sociais. Lisboa: Ed. Gradiva, Col. Trajectos Bogdan, R., (2013). Investigação Qualitativa em Educação - uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora Flick, U. (2013) métodos qualitativos na investigação científica. Lisboa: Monitor Freixo, M. (2009). Metodologia Científica: Fundamentos, Métodos e técnicas. Lisboa: Instituto Piaget. Naranjo, E. S. & Ramos, S. T. C. (2014). Metodologia da investigação científica. Lisboa: Escolar Editora.