Formação de Formadores e Desenvolvimento Profissional
Responsável da Unidade Curricular:
1º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
1. Distinguir profissionalização de profissionalidade docente
- Compreender as noções de profissionalização e profissionalidade docente
2. Conhecer as noções de desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional
3. Selecionar e aplicar estratégias formativas adequadas aos profissionais de formação que orienta
4. Assegurar intervenções formativas em contexto de trabalho, com vista ao desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional
- Diagnosticar necessidades de formação
- Conceber projetos de natureza formativa
- Conceber processos de avaliação de percursos formativos
Conteúdos programáticos
1. Pofissionalização e profissionalidade docente
2. Desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional
3. Modos e estratégias de formação
4. Conceção, implementação e avaliação de projetos formativos
- Diagnóstico de necessidades de formação
- Planeamento da formação
- Avaliação da formação
Avaliação
METODOLOGIA
A formação será eminentemente prática, centrada nas necessidades dos estudantes, de forma a que os conceitos e as teorias possam ser mais facilmente apreendidos e transferidos para os respetivos contextos profissionais. Para além de exposições teóricas, os formandos serão envolvidos em tarefas práticas e trabalhos, no âmbito dos quais terão oportunidade de aplicar, na prática, o que aprenderem. Nas aulas presenciais, será estabelecida a relação entre a componente teórica da UC e o contexto real, contribuindo-se para um melhor enquadramento e uma maior perceção da relação entre a teoria e a prática; entre a teoria e a aplicação em contextos de trabalho (ponto 1 e 2 - objetivos de aprendizagem). Serão adotadas estratégias ativas de modo a que a tomada de consciência da profissionalidade docente seja analisada, experienciada e constatada.
ESTRATÉGIAS E MÉTODOS DE AVALIAÇÃO
As formas de avaliação e respetiva ponderação são as seguintes:
Trabalho individual: 70% - consistirá na criação de percursos formativos (diagnóstico, conceção, implementação e avaliação), preferencialmente em contextos de trabalho, apresentado e discutido em sessão presencial.
Participação individual: 30% - consistirá na participação, colaboração e comunicação, quer nas sessões presenciais, quer nas sessões síncronas e assíncronas, através da utilização das ferramentas digitais.
Bibliografia
Darlig-Hammond, L. & Bransford, J. (2019). Preparando os Professores para um Mundo em Transformação: O Que Devem Aprender e Estar Aptos a Fazer. Porto Alegre: Penso Ed.
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Godtsfriedt, J. (2016). Ciclos de Vida Profissional na carreira docente: revisão sistemática da literatura. Corpoconsciência, Cuiabá-MT, 19 (2), 9-17
Gorzoni, S & Davis, C. (2017). O conceito de profissionalidade docente nos estudos mais recentes. Cadernos de Pesquisa, 47, (166), 1396-1413
Santos, B., Spagnolo, C. & Stobaus, C. (2018). O desenvolvimento profissional docente na contemporaneidade: implicações transformadoras para o ser e para o fazer. Educação. Porto Alegre, 41, (1), 74-82