Dimensão Pessoal em Supervisão
Responsável da Unidade Curricular:
1º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
1. Na relação interpessoal: aprender a manifestar comunicação empática, assertividade, cooperação e trabalho em equipa com inteligência emocional e social.
2. Na liderança: evidenciar integridade e ética na promoção e orientação estruturada dos supervisionados através do coaching educativo para que atinjam objetivos pessoais e institucionais concretos.
3. No pensamento crítico: ser capaz de distanciar-se do contexto situacional, compreender e interagir com as situações num paradigma de complexidade e problematizador no seu saber-fazer.
Conteúdos programáticos
1. A dimensão psicológica da supervisão
1.1. Os cursos de formação para supervisores e as boas práticas de supervisão: dimensão psicológica
1.2. A avaliação de desempenho em equipas autogeridas
1.2.1. A autoscopia e a formação supervisionada
1.3. O desenvolvimento de habilidades sociais e o desempenho social (IHS-Del-Prette)
1.4. As capacidades da inteligência emocional e social de uma equipa
1.5. A avaliação da alexitimia e a TAS - 20 (Twenty - item Toronto Alexithymia Scale)
2. Dimensão ética e coaching na supervisão
2.1. Coaching: definição, funções e fases no processo supervisivo
2.2. Competências epistemológicas do supervisor: empatia e descentração
2.3.A relação ética na supervisão - Casos dilemáticos.
2.4. Princípios de coaching aplicados à supervisão: o que são e como se elaboram objetivos? O que são e como se detetam e trabalham crenças? O que são e como se motiva a partir de valores?
2.5.O modelo GROW: estruturar e realizar uma sessão de coaching
Avaliação
METODOLOGIA
Entende-se como fundamental o desenvolvimento de um processo de ensino/aprendizagem baseado na autonomia do(a) estudante, no trabalho cooperativo e no contacto com a realidade problematizadora que são as relações pessoais e interpessoais na supervisão. Com o objetivo de desenvolver competências de relação pessoal e interpessoal na supervisão, a metodologia a implementar compreende a) nas aulas presenciais: dinâmicas de role-play e de observação participante, sempre em diálogo cooperativo; b) nas aulas online síncronas: a problematização crítica e orientada de conceitos e paradigmas fundamentadores desta unidade curricular; c) nas aulas online assíncronas: a análise de casos práticos dilemáticos através de tarefas devidamente estruturadas tendo como referência os quadros conceptuais previamente propostos.
ESTRATÉGIAS E MÉTODOS DE AVALIAÇÃO
Em consonância com a metodologia preconizada, a avaliação de aprendizagens será aferida pela: a) assiduidade e participação (20%): consiste no diálogo cooperativo e na comunicação assertiva e empática no grupo, quer nas sessões presenciais, quer nas sessões síncronas e assíncronas; b) trabalho escrito (80%): consiste na realização de um trabalho escrito final, elaborada a partir de um caso pessoal acontecido em contexto profissional, mobilizando os números 1 (Dimensão psicológica da supervisão) e 2 (Dimensão ética e coaching na supervisão) e defendido brevemente em sessão presencial.Bibliografia
BAR - ON, Reuven, PARKER, James (2002). Manual de inteligência emocional: teoria e aplicação em casa, na escola e no trabalho. São Paulo: Artmed. ISBN 85-7307-918-5
CATALÃO, João Alberto & PENIM, Ana T. (2010). Ferramentas de Coaching. Lisboa: Editora Lidel. ISBN 978-972-757-625-8
HUGHES, Márcia, TERREL, James (2009). A inteligência emocional de uma equipa: compreendendo e desenvolvendo os comportamentos de sucesso. Montijo: SmartBook. ISBN 978-989-95970-3-7
PÉREZ, Juan Fernando Bou (2009). Coaching para Docentes - Motivar para o sucesso. Porto: Porto Editora. ISBN 978-972-0-06060-0
ROGERS, Carl (2009). Tornar-se Pessoa. Lisboa: Padrões Culturais Editora, 1.ª edição. ISBN 978-989-8160-46-1