Investigação educacional
Responsável da Unidade Curricular:
1º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
1. Desenhar/planear um trabalho de pesquisa
2- Avaliar o grau de adequação das abordagens qualitativas e quantitativas aos objectivos do trabalho de investigação
3- Construir/utilizar metodologias e instrumentos de recolha de dados
3.1 - Conhecer técnicas de amostragem
3.2 Conceber instrumentos de recolha de dados (questionários, entrevistas, grelhas, ...)
4- Analisar dados e comunicar resultados
4.1- Analisar dados qualitativos através de procedimentos de análise de conteúdo
4.2- Analisar dados quantitativos através de análise estatística
4.3. Interpretar dados
5. Elaborar e comunicar resultados de investigação
Conteúdos programáticos
1. A Importância da Investigação em Educação
2. A investigação-acção, conhecimento e intervenção em contextos educacionais
3. Questões éticas e deontológicas em investigação educacional
4. Metodologia e Técnicas de Investigação
5. Itinerário da pesquisa empírica
6. Técnicas de recolha de informação: Entrevista, Observação e Inquérito por questionário
7- Tratamento, interpretação e apresentação dos dados da pesquisa
8 - Metodologia de redação e apresentação de trabalhos científicos
Avaliação
Metodologia
A concretização dos objetivos de aprendizagem faz-se através de aulas teórico-práticas, de orientação tutorial e de trabalho autónomo dos estudantes. Os vários pontos do programa implicarão a exposição teórica (com apoio de textos e outros materiais de síntese); o desenvolvimento de fóruns de discussão sobre temas relacionados com os conteúdos programáticos e a realização de exercícios práticos sugeridos pelos docentes.
Estratégias e métodos de avaliação
Será privilegiada a avaliação contínua com a realização das atividades online (exercícios, fóruns e reflexões) que forem solicitadas (30%).Os estudantes deverão, ainda, apresentar um plano de pesquisa, na última aula, e argumentar sobre os principais passos deste processo (70%). Bibliografia
Hill, M. M., & Hill, A. (2012). Investigação por questionário. Lisboa: Sílabo. ISBN: 978-972-618-273-3
Flick, U. (2009). Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed. ISBN 978-85-363-2052-6
Giglione, R. & Matalon, B. (1995).O inquérito: teoria e prática. Oeiras: Celta Editora. ISBN 972-8027-13-3
Quivy, R. & Van Campenhoudt, L. (2008). Manual de investigação em ciências sociais. Lisboa: Gradiva. ISBN 978-972-662-275-8
Welller, W., & Pfaff, N. (orgs.) (2010). Metodologia da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. Petrópolis: Vozes. ISBN 9788532639943