Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_base has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 85

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_fault has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 1007

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_xmlschema has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 1095

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; soapval has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 2067

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; soap_transport_http has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 2169

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_server has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 3474

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; wsdl has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 4597

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_parser has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 6532

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; nusoap_client has a deprecated constructor in /home/esepfemc/public_html/fucESEPF/lib/nusoap.php on line 7183

Investigação educacional

Responsável da Unidade Curricular:
1º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
1. Desenhar/planear um trabalho de pesquisa 2- Avaliar o grau de adequação das abordagens qualitativas e quantitativas aos objectivos do trabalho de investigação 3- Construir/utilizar metodologias e instrumentos de recolha de dados 3.1 - Conhecer técnicas de amostragem 3.2 Conceber instrumentos de recolha de dados (questionários, entrevistas, grelhas, ...) 4- Analisar dados e comunicar resultados 4.1- Analisar dados qualitativos através de procedimentos de análise de conteúdo 4.2- Analisar dados quantitativos através de análise estatística 4.3. Interpretar dados 5. Elaborar e comunicar resultados de investigação

Conteúdos programáticos
1. A Importância da Investigação em Educação 2. A investigação-acção, conhecimento e intervenção em contextos educacionais 3. Questões éticas e deontológicas em investigação educacional 4. Metodologia e Técnicas de Investigação 5. Itinerário da pesquisa empírica 6. Técnicas de recolha de informação: Entrevista, Observação e Inquérito por questionário 7- Tratamento, interpretação e apresentação dos dados da pesquisa 8 - Metodologia de redação e apresentação de trabalhos científicos

Avaliação

Metodologia A concretização dos objetivos de aprendizagem faz-se através de aulas teórico-práticas, de orientação tutorial e de trabalho autónomo dos estudantes. Os vários pontos do programa implicarão a exposição teórica (com apoio de textos e outros materiais de síntese); o desenvolvimento de fóruns de discussão sobre temas relacionados com os conteúdos programáticos e a realização de exercícios práticos sugeridos pelos docentes. Estratégias e métodos de avaliação Será privilegiada a avaliação contínua com a realização das atividades online (exercícios, fóruns e reflexões) que forem solicitadas (30%).Os estudantes deverão, ainda, apresentar um plano de pesquisa, na última aula, e argumentar sobre os principais passos deste processo (70%).

Bibliografia

Hill, M. M., & Hill, A. (2012). Investigação por questionário. Lisboa: Sílabo. ISBN: 978-972-618-273-3 Flick, U. (2009). Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed. ISBN 978-85-363-2052-6 Giglione, R. & Matalon, B. (1995).O inquérito: teoria e prática. Oeiras: Celta Editora. ISBN 972-8027-13-3 Quivy, R. & Van Campenhoudt, L. (2008). Manual de investigação em ciências sociais. Lisboa: Gradiva. ISBN 978-972-662-275-8 Welller, W., & Pfaff, N. (orgs.) (2010). Metodologia da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. Petrópolis: Vozes. ISBN 9788532639943