Avaliação em Supervisão
Responsável da Unidade Curricular:
1º Ano | 1º Semestre
Objetivos de aprendizagem
1. Domina com profundidade os conceitos-chave da avaliação
2. Valoriza a importância da avaliação ao serviço da melhoria
3. Concebe e implementa processos de avaliação de instituições educativas
4. Concebe, implementa e avalia processos de ADD, ao serviço da melhoria da prestação profissional
5. Promove a integração de processos de avaliação de escolas, de desempenho docente e de formação profissional
6. Coordena estratégias avaliativas das aprendizagens, de forma eficiente e eficaz, em função de propósitos previamente definidos
7. Promove, nos contextos onde opera, hábitos e práticas de auto-regulação
8. Apoia a disseminação de cultura avaliativa nos contexto educativos onde opera
Conteúdos programáticos
1. Avaliação: o conceito
- a polissemia do conceito
- finalidades da avaliação: melhoria, prestação de contas, disseminação e enriquecimento/criação de conhecimento
- Referentes da avaliação: criterial, normativa e ipsativa
- O perfil de competências do avaliador
2. Avaliação de escolas
- Os modelos CAF e EFQM - conceitos básicos
- Responsabilidades do profissional docente nos processos de melhoria contínua
- Desenho, implementação e monitoria de processos de avaliação interna de escolas
3. Avaliação de desempenho
- Os pressupostos
- O processo de auto-avaliação
- A AD enquanto mecanismo de apoio à formação e desenvolvimento pessoal
- Implementação e monitorização de processos de avaliação de desempenho docente
4. Avaliação das aprendizagens
- Avaliação formadora/autêntica
- A importância da auto-regulação das aprendizagens pelos alunos
- Supervisão das estratégias avaliativas dos docentes
Avaliação
METODOLOGIA
A UC alternará a exposição teórica de conteúdos com reflexões críticas sobre problemáticas relacionadas com os conteúdos da UC. Haverá lugar a momentos de debate presenciais para a partilha de saberes e experiências sobre as questões da avaliação. Os discentes serão convidados a analisar e avaliar estratégias, metodologias e instrumentos de avaliação. Complementarmente, realizarão trabalho no terreno com vista à elaboração, em grupo, de um projeto de avaliação, de forma a poderem aplicar, em contexto de prática real, os conceitos e conhecimentos adquiridos.
ESTRATÉGIAS E MÉTODOS DE AVALIAÇÃO
Trabalho individual - 30% Trabalho de grupo - 70%
Realização de um projeto, em grupo, apresentado em sessão presencial sobre os temas abordados que integre os vários objetivos propostos e permita avaliar o grau de domínio das competências previstas. Este trabalho será complementado por uma reflexão individual, onde se evidenciará as principais aprendizagens realizadas e as suas consequências para o seu trabalho (atual ou futuro) como profissional docente com responsabilidades ao nível da supervisão.Bibliografia
DGAEP, (2006), CAF 2006 estrutura comum de avaliação, melhorar as organizações públicas através da autoavaliação, Lisboa, Dir. Geral da Adm. e do Emprego Público (978-972-9120-73-2)
GOUVEIA, João (coord.), (2019), Práticas Pedagógicas - objetivos, métodos e avaliação, Porto, ESEPF (978 989 99984 8 3)
STUFFLEBEAM, Daniel, SHINKFIELD, Anthony, (2007), Evaluation Theory, Models and Applications, San Francisco, Jossey-Bass (9780787977658)
CAETANO, António, (2008). Avaliação de Desempenho, Lisboa, Horizonte (9789722415866)
FERNANDES, Domingos, (2005), Avaliação das aprendizagens, desafios às teorias, práticas e políticas, Lisboa, Texto Editores. (972-41-3305-2)