Formação de Formadores e Desenvolvimento Profissional

Responsável da Unidade Curricular: Maria Clara de Faria Guedes Vaz Craveiro
1º Ano | 2º Semestre
Objetivos de aprendizagem
1. Distinguir profissionalização de profissionalidade docente - Compreender as noções de profissionalização e profissionalidade docente 2. Conhecer as noções de desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional 3. Selecionar e aplicar estratégias formativas adequadas aos profissionais de formação que orienta 4. Assegurar intervenções formativas em contexto de trabalho, com vista ao desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional - Diagnosticar necessidades de formação - Conceber projetos de natureza formativa - Conceber processos de avaliação de percursos formativos

Conteúdos programáticos
1. Pofissionalização e profissionalidade docente 2. Desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional 3. Modos e estratégias de formação 4. Conceção, implementação e avaliação de projetos formativos - Diagnóstico de necessidades de formação - Planeamento da formação - Avaliação da formação

Avaliação

METODOLOGIA A formação será eminentemente prática, centrada nas necessidades dos estudantes, de forma a que os conceitos e as teorias possam ser mais facilmente apreendidos e transferidos para os respetivos contextos profissionais. Para além de exposições teóricas, os formandos serão envolvidos em tarefas práticas e trabalhos, no âmbito dos quais terão oportunidade de aplicar, na prática, o que aprenderem. Nas aulas presenciais, será estabelecida a relação entre a componente teórica da UC e o contexto real, contribuindo-se para um melhor enquadramento e uma maior perceção da relação entre a teoria e a prática; entre a teoria e a aplicação em contextos de trabalho (ponto 1 e 2 - objetivos de aprendizagem). Serão adotadas estratégias ativas de modo a que a tomada de consciência da profissionalidade docente seja analisada, experienciada e constatada. ESTRATÉGIAS E MÉTODOS DE AVALIAÇÃO As formas de avaliação e respetiva ponderação são as seguintes: Trabalho individual: 70% - consistirá na criação de percursos formativos (diagnóstico, conceção, implementação e avaliação), preferencialmente em contextos de trabalho, apresentado e discutido em sessão presencial. Participação individual: 30% - consistirá na participação, colaboração e comunicação, quer nas sessões presenciais, quer nas sessões síncronas e assíncronas, através da utilização das ferramentas digitais.

Bibliografia

Darlig-Hammond, L. & Bransford, J. (2019). Preparando os Professores para um Mundo em Transformação: O Que Devem Aprender e Estar Aptos a Fazer. Porto Alegre: Penso Ed. Flores, A. (2016). O futuro da profissão de professor. In Spazziani, L (Org), Profissão Professor: cenários, tensões e perspetivas. (332-335). S. Paulo: Ed. Unesp Godtsfriedt, J. (2016). Ciclos de Vida Profissional na carreira docente: revisão sistemática da literatura. Corpoconsciência, Cuiabá-MT, 19 (2), 9-17 Gorzoni, S & Davis, C. (2017). O conceito de profissionalidade docente nos estudos mais recentes. Cadernos de Pesquisa, 47, (166), 1396-1413 Santos, B., Spagnolo, C. & Stobaus, C. (2018). O desenvolvimento profissional docente na contemporaneidade: implicações transformadoras para o ser e para o fazer. Educação. Porto Alegre, 41, (1), 74-82